Descrição de chapéu Venezuela

Três jornalistas estrangeiros são detidos por oito horas na Venezuela

Argentina e britânicos ficaram retidos na fronteira; não há detalhes sobre como foram liberados

Caracas | AFP

Três jornalistas estrangeiros ficaram detidos nesta sexta-feira (14) por oito horas enquanto tentavam deixar o país pelo posto de Paraguachón, na fronteira norte com a Colômbia. Eles foram liberados no início da noite e já estão em território colombiano.

Segundo o comunicado do sindicato, a argentina Laura Saravia e os britânicos Barney Green e Dan Rivers foram presos por militares. As autoridades e os detidos ainda não revelaram detalhes sobre as condições em que foram soltos.

Foto de arquivo mostra soldado venezuelano em Paraguachón, estado de Zulia, na fronteira com a Colômbia
Foto de arquivo mostra soldado venezuelano em Paraguachón, estado de Zulia, na fronteira com a Colômbia - Juan Barreto/AFP

Os jornalistas estavam na Venezuela havia três dias fazendo reportagens de turismo, afirma o SNTP. A data de ingresso deles no país não ficou clara.

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina disse ter tomado conhecimento de que Saravia, “junto com uma equipe de imprensa internacional (...) foi retida”.

O documento acrescenta que a embaixada do país em Caracas está acompanhando a situação para garantir os direitos da jornalista.

O SNTP afirmou que na quarta-feira (12) também foram presas três pessoas contratadas para fazer segurança dos repórteres, que se encontram na sede do serviço de inteligência na cidade de Maracaibo, capital do estado de Zulia.

Não foi divulgado para que meio de comunicação o grupo trabalha. Em suas redes sociais, consta que prestam serviço para a TV britânica Independent Television News (ITN).

Rivers foi correspondente do canal americano CNN em Londres e Bangkok, de acordo com seu currículo no Linkedin, enquanto Saravia tem uma longa trajetória que inclui empresas como BBC, NBC e Televisa, de acordo com seu blog.

Câmera e editor, Green foi parte da Sky News em Londres e Washington, segundo seu perfil no Linkedin.

​Vários jornalistas estrangeiros foram deportados em anos recentes por autoridades venezuelanas por não terem permissão para desempenhar o ofício no país, que suscita grande interesse da imprensa por sua grave crise socioeconômica.

Organizações como o SNTP e a Espaço Público acusam o governo do presidente socialista Nicolás Maduro de violar continuamente a liberdade de expressão ao fechar meios de comunicação, censurá-los e restringir a entrega de papel jornal, que é monopolizada pelo estado.

Já Maduro acusa as empresas midiáticas internacionais de estarem a serviço de uma campanha dos Estados Unidos e da oposição local para derrubá-lo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.