Brasil está entre os países que menos punem assassinatos de jornalistas, diz entidade

País é o décimo em ranking de impunidade que inclui também Síria, Somália, Iraque e México

São Paulo

O Brasil está entre os países que menos punem crimes contra jornalistas, segundo um levantamento do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ).

Realizado pela organização com sede em Nova York, o Índice de Impunidade Global, divulgado na segunda-feira (29), calcula o número de assassinatos de jornalistas sem resolução em relação à população de cada país.

Nesta edição, 14 países foram incluídos. O Brasil é o décimo do ranking, com 17 casos não resolvidos de setembro de 2008 a 31 de agosto deste ano. A Somália encabeça a lista pelo quarto ano consecutivo, seguida por Síria, Iraque, Sudão do Sul, Filipinas, Afeganistão, México, Colômbia e Paquistão.

Nos 11 anos em que é feito o ranking, o Brasil foi incluído nove vezes. No ano passado, o país ficou na oitava posição

Homenagem a jornalistas equatorianos sequestrados e mortos na Colômbia; país foi um dos incluídos no ranking deste ano
Homenagem a jornalistas equatorianos sequestrados e mortos na Colômbia; país foi um dos incluídos no ranking deste ano - Dolores Ochoa/AP

Na última década, ao menos 324 jornalistas foram silenciados por meio de assassinatos no mundo, diz o CPJ. Em 85% dos casos, ninguém foi condenado.

A metodologia do ranking considera apenas ataques deliberados contra um jornalista específico em retaliação contra seu trabalho —repórteres mortos em combate ou em coberturas que oferecem perigo, como protestos, não são contabilizados.

Fora da lista do ano passado, o Afeganistão voltou a ser incluído após um ataque suicida que teve como alvo um grupo de repórteres e deixou nove deles mortos em setembro. A Colômbia também voltou a aparecer após o sequestro seguido de morte de jornalistas equatorianos em março deste ano.

A falta de justiça para assassinatos de jornalistas cria uma clima de censura, alerta a organização, que divulga o levantamento para marcar o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas, 2 de novembro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.