EUA tiveram interação 'arriscada' com navio de guerra chinês, diz CNN

China afirma que incidente do último domingo prejudica relações sino-americanas

Foto de arquivo do USS Decatur - Petty Officer 2nd Class Diana Quinlan - 13.out.16//U.S. Navy/Associated Press
Pequim e São Paulo | Reuters

Um navio da Marinha dos EUA teve uma interação 'arriscada' com um navio de guerra chinês no último domingo, quando a embarcação americana realizava operação próximo às ilhas Spratly

De acordo com autoridades de Defesa americana nesta terça-feira (2), o navio americano teve de realizar manobras para "impedir uma colisão". 

Pequim e Washington estão no meio de uma guerra comercial na qual ambos têm imposto novas rodadas de tarifas sobre as importações da outra parte.

"Um destroier Luyang [da China] se aproximou do USS Decatur de maneira arriscada e não profissional nas proximidades de Gaven Reef, no mar do Sul da China", afirmou o capitão Charles Brown, porta-voz da US Pacific Fleet à CNN.

Brown afirmou que o navio chinês "conduziu uma série de manobras cada vez mais agressivas, acompanhas de alertas para que o Decatur deixasse a área". 

Ele acrescentou que o destroier ficou apenas 40 metros de distância do navio americano, que então "manobrou para impedir uma colisão". 

"Nossas forças vão continuar a voar, navegar e operar em qualquer lugar permitido pela lei internacional", afirmou.

"Foi muito perigoso. Capitães ficam muito nervosos quando os navios ficam a menos de 900 metros de distância", afirmou Carl  Schuster, ex-capitão da Marinha americana com mais de 12 anos de experiência no mar, ainda segundo a CNN.

Nesta terça, a China afirmou que enviou o navio para que alertasse a embarcação americana a deixar a região.

O Ministério da Defesa disse que a China tem soberania indiscutível sobre as ilhas do mar do Sul da China e as águas que as cercam. 

"Os EUA repetidamente enviam navios militares sem permissão para mares próximos às ilhas do mar do Sul da China, ameaçando perigosamente a soberania e a segurança da China, prejudicando seriamente as relações militares sino-americanas e a estabilidade e a paz regionais", afirmou.

"A China se opõe resolutamente a isso", disse ainda.

O Ministério do Exterior chinês, em nota separada, pediu que os EUA ponham um fim a tais "ações provocativas" e "corrijam imediatamente seus erros". 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.