Uma foto do presidente francês, Emmanuel Macron, posando com um jovem que faz um gesto obsceno durante uma visita à ilha francesa de Saint-Martin, no Caribe, gerou indignação da oposição da França. A imagem viralizou nas redes sociais.
A foto em que Macron aparece sorridente ao lado de dois jovens, um deles pouco depois de sair da prisão e outro que faz um gesto com o dedo médio, revoltou a líder da extrema direita, Marine Le Pen. "Nem sequer encontramos palavras para expressar nossa indignação. Francamente, a França não merece isso. É imperdoável", escreveu no Twitter a presidente do partido Reunião (ex-Frente Nacional).
Macron respondeu à ex-candidata às eleições presidenciais francesas durante uma coletiva de imprensa em Saint-Martin, neste domingo. "É por isso que lutei para vencer Marine Le Pen nas eleições, porque amo cada filho da República, independentemente das besteiras que tenha feito. Ele não escolheu o lugar que nasceu", declarou.
Outros membros da oposição criticaram a imagem. "O presidente da República em uma foto com um jovem que faz um gesto obsceno com o dedo. RIP [sigla em inglês Rest in Peace, que significa 'Descanse em paz' em português] a dignidade da função presidencial", tuitou Jean-Jacques Giannesini um representante do principal partido de oposição de Macron, Os Republicanos (LR).
O presidente francês tentou minimizar a polêmica e contou à imprensa no domingo que, depois da foto, os dois o apresentaram a uma jovem com deficiência que queria cumprimentá-lo. Também afirmou que seu objetivo é ajudar a juventude e que "não se tira nada dos discursos de ódio".
Macron, em um momento de queda da popularidade nas pesquisas, protagonizou outra polêmica no mês passado, quando disse a um jovem jardineiro desempregado: "Se atravessar a rua, consigo te arranjar um emprego".
Em junho, um vídeo em que o presidente repreende um adolescente por chamá-lo de "Manu" e pede respeito também viralizou nas redes sociais. Muitos, comparando sua reação, criticaram nesta segunda-feira a diferença de comportamento de Macron.
Em junho, o presidente já havia criado polêmica posando ao lado da primeira-dama, Brigitte Macron, de um grupo de artistas que participaram da Festa da Música. A foto foi publicada no Instagram e elogiada por apoiadores do presidente, que viram na imagem uma resposta aos "racistas e homofóbicos".
Macron visitou Saint-Martin no primeiro aniversário da passagem do furacão Irma. Um ano depois, apenas um terço das estruturas danificadas foram reconstruídas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.