Descrição de chapéu Venezuela

Inflação anual chega a 488.865% na Venezuela, diz relatório da oposição

Índice diário fica na casa dos 4%, enquanto no mês de setembro chega a 233%

Mulher faz a feira em Caracas, na Venezuela - Marco Bello/Reuters
Caracas | Reuters e AFP

O índice anual de inflação na Venezuela atingiu 488.865% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, afirmou relatório divulgado nesta segunda-feira (8) pela Assembleia Nacional (oposicionista). O FMI previu que o índice pode passar de 1.000.000% neste ano.

A inflação diária está na casa dos 4%, enquanto a mensal subiu de 223% em agosto para 233% em setembro, afirma o relatório. De janeiro a setembro deste ano, o índice fica em 115.824,2%.  

Para comparação, a inflação de 2018 no Brasil deve fechar o ano em 4,4% de acordo com o Banco Central —patamar semelhante a alta diária na Venezuela. 

Parlamentares da oposição se tornaram a única fonte confiável de indicadores econômicos depois que o Banco Central venezuelano deixou de publicar dados há cerca de três anos, quando a economia do país começou a entrar em colapso.

"Tudo indica que esse número continuará aumentando no mês que vem. Nosso conselho ao venezuelano é que utilize o dinheiro que tenha, que não o deixe no banco para que perca seu valor", afirmou Juan Andrés Mejía, deputado da Assembleia Nacional.

"Essa situação não vai mudar se não houver uma mudança dos que dirigem o setor econômico. Não há forma de que seja o socialismo do século 21, que é o modelo econômico que acabou com a produção do nosso país. Se é esse o modelo, então esses são os resultados que vamos ter", acrescentou.

Em um esforço para estabilizar os preços, o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou várias medidas em agosto, que segundo os novos dados da oposição não geraram o efeito esperado.

Na ocasião, o governo anunciou uma desvalorização de 96% do valor oficial da moeda do país, aproximando seu preço do que já era praticado no mercado negro. Ela também ganhou um novo nome e passou a se chamar "bolívar soberano".  

O câmbio, assim como os salários, passaram a ser indexados a uma criptomoeda criada pelo regime, o petro, em uma medida criticada por economistas.

O pacote de Maduro incluiu ainda um corte de cinco zeros e o aumento do salário mínimo em 3.000%, o que a consultoria Econométrica afirmou que levaria a um aumento da inflação.

Foi a segunda reconversão no país em uma década. Em 2008, o então presidente Hugo Chávez, antecessor e padrinho político de Maduro, eliminou três zeros da moeda, criando o que chamou de "bolívar forte" —nome que permaneceu até agosto deste ano.    

Para tentar conter a crise, Maduro também mexeu no preço da gasolina, a mais barata do mundo, flexibilizou o câmbio, que era controlado desde os tempos de Chávez e chegou a prender gerentes de supermercado acusados de aumentar os preços. 

Os atuais problemas econômicos desencadearam uma crise social no país, que sofre com um desabastecimento generalizado que atingiu alimentos e medicamentos, e até mesmo o papel-moeda chegou a faltar.

Isso levou mais de 1 milhão de pessoas a emigrarem, a maior parte para outras nações da região, como a Colômbia, o Equador e o Peru —o Brasil recebeu cerca de 120 mil, sendo que metade segue no país segundo o governo federal— que passaram a enfrentar dificuldades para receber o grande contingente de refugiados.   

Maduro culpa os problemas nas sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos contra seu regime e diz que a Venezuela é vítima de uma “campanha mundial brutal” diariamente em todos os organismos internacionais. 

Ele já acusou também o governo colombiano de trabalhar para prejudicar seu regime. 

Em meio a esta situação, Maduro foi reeleito em maio para mais seis anos no poder, em uma votação marcada por denúncias de fraudes, boicotada pela maior parte da oposição e não reconhecida por diversos países. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.