Descrição de chapéu Coreia do Norte

Kim está pronto para receber inspetores internacionais, dizem EUA

Declaração foi dada após secretário de Estado americano se encontrar com o ditador

Seul | Reuters

Um dia após se encontrar com o ditador Kim Jong-un, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que o governo norte-coreano está pronto para receber inspetores internacionais em suas instalações nucleares e de testes balísticos.

As declarações do americano foram dadas nesta segunda-feira (8) em Seul.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o ditador norte-coreano Kim Jong-un durante encontro em Pyongyang
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o ditador norte-coreano Kim Jong-un durante encontro em Pyongyang - KCNA - 7.out.18/Xinhua

Segundo ele, a Coreia do Norte vai liberar o acesso a uma base de teste de mísseis e a base de testes nucleares de Punggye-ri assim que Pyongyang e Washington conseguirem acertarem os detalhes logísticos.

Ele disse ainda que os dois países estão muito próximos de fechar um novo encontro entre o presidente americano Donald Trump e Kim —os dois se encontraram pela primeira vez em junho em Singapura.

“Mais importante, os dois líderes acreditam que a um progresso real que pode ser alcançado no próximo encontro”, disse ele em entrevista coletiva a jornalistas na capital sul-coreana.

O enviado americano para questões nucleares, Stephen Niegun, afirmou que negocia para se encontrar o mais rapidamente possível com seu correspondente norte-coreano, o vice-ministro de Relações Exteriores Choe Son-hui.

Esta foi a quarta viagem de Pompeo a Coreia do Norte em 2018 e deveria ter ocorrido no final de agosto, mas foi cancelada em cima da hora por Trump.

O presidente americano afirmou na ocasião que estava insatisfeito com a falta de avanços das negociações para a desnuclearização da península. Pyongyang respondeu ameaçando cancelar de vez as conversas, mas os dois lados acabaram se entendendo e a viagem foi realizada no último domingo (7).

Apesar de Trump e Kim terem prometido durante o encontro em Singapura que iriam trabalhar pela desnuclearização da península coreana, os dois lados não conseguiram anunciar medidas concretas neste sentido até o momento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.