Líder da direita alemã parafraseou Hitler em discurso, dizem historiadores

O populista Alexander Gauland já relativizou período nazista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP

O líder do partido de direita populista alemão Aternativa para a Alemanha (AfD), Alexander Gauland, foi acusado nesta quarta-feira (10) por renomados historiadores de ter parafraseado um discurso de Adolf Hitler em 1933 para denunciar a "gentalha globalizada" em um artigo de opinião.

Dois historiadores especialistas em nazismo e antissemitismo, Wolfgang Benz e Michael Wolffsohn, afirmam que o político de 77 anos, que já foi acusado de relativizar a era nazista, foi inspirado por um discurso do Führer no final de 1933 feito perante trabalhadores em Berlim.

Gauland negou ass acusações. "Não conheço frases de Adolf Hitler", afirmou.

O líder do partido de direita AfD, Alexander Gauland - Tobias Schwarz - 16.out.17/AFP

Em um artigo sobre o populismo publicado em 6 de outubro no jornal Frankfurter Allgemeine, Gauland critica a "gentalha globalizada que dirige empresas internacionais, organizações como a ONU, a imprensa, empresas emergentes, ONGs, e que controla a informação e marca as opiniões políticas e culturais".

"Seus membros vivem quase que exclusivamente nas grandes cidades e quando se mudam de Berlim para Londres ou Singapura para trocar de emprego, encontram os mesmos apartamentos, casas, restaurantes, escolas particulares", escreveu Gauland.

Em novembro de 1933, Hitler denunciou a "pequena gentalha globalizada internacional, sem raízes, que alimenta o ódio entre os povos (...) que vivem hoje em Berlim e amanhã em Bruxelas ou Paris (...) e que se sentem em casa em todas as partes". O ditador estava aludindo aos judeus.

Este artigo "é igual de forma ostensiva (ao discurso) de Hitler", afirmou o historiador Wolfgang Benz, ao jornal Tagesspiegel.

Gauland apenas modernizou a crítica, disse. 

"É ruim que Gauland esteja sinalizando a seus seguidores instruídos que conhece o discurso e o estilo de Hitler e esteja transferindo as acusações de Hitler contra os judeus para os oponentes da AfD hoje", afirmou Wolffsohn. 

Em junho, Gauland descreveu o período nazista como um "cocô de pássaro em mais de mil anos de sucesso na história alemã". 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.