Descrição de chapéu RFI

Na Indonésia, 1.200 presos escapam após terremoto seguido de tsunami

Governo afirma que detentos fugiram de três penitenciárias por terem se assustado com tremor

RFI

Pelo menos 1.200 detentos fugiram de três prisões diferentes na Indonésia, aproveitando da confusão gerada pelo terremoto que atingiu a ilha de Sulawesi e deixou pelo menos 844 mortos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) pelo governo.

Segundo um responsável do Ministério da Justiça, Sri Puguh Utami, os presos fugiram das penitenciárias de Palu, uma das mais atingidas pela catástrofe, e Donggala.

A prisão de Palu foi construída para abrigar 120 pessoas. Depois do tremor ocorrido na sexta-feira (28), seguido de um terremoto, 581 detentos fugiram do local. “Depois do terremoto a água entrou no prédio e os prisioneiros entraram em pânico”, disse Utani. 

De acordo com ele, o início de inundação não foi provocado pelo tsunami. “Eles fugiram porque se assustaram com o terremoto”, declarou.

Já a prisão de Donggala foi incendiada pelos próprios prisioneiros, provocando a fuga de 343 pessoas. De acordo com o Ministério da Justiça, os presos estavam preocupados com suas famílias e queriam uma permissão especial para sair. Diante da demora da autorização, botaram fogo no estabelecimento, que abriga principalmente condenados por tráfico de drogas e corrupção.

Uma terceira prisão do país foi atingida, mas as autoridades não deram mais detalhes.

Falta água, combustível e medicamentos

O terremoto deixou pelo menos 844 mortos e 48 mil deslocados, segundo um último balanço divulgado pelo porta-voz da agência de gestão das catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho. Mas esse número ainda pode subir.

Falta água, combustível e medicamentos. As redes elétricas e de telecomunicações e falta equipamentos pararam de funcionar para as equipes de resgate procurarem sobreviventes nos escombros.

O governo lançou um apelo à comunidade internacional pedindo ajuda humanitária. Os voluntários começaram hoje a enterrar as vítimas em uma fossa comum. Os corpos estão sendo colocados em locais improvisados.  A tragédia é maior do que o tsunami que atingiu a ilha de Lombok, deixando mais de 500 mortos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.