Netanyahu diz estar de coração partido por 'horrendo' ataque antissemita nos EUA

Israel oferece ajuda à comunidade judaica americana após atirador abrir fogo em sinagoga

Jerusalém e Berlim | Reuters e AFP

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou neste sábado (27) estar "de coração partido e chocado" com o ataque de um atirador contra uma sinagoga em Pittsburgh, nos EUA. Ao menos quatro pessoas foram mortas. 

"O povo inteiro de Israel está em luto com as famílias dos mortos. Estamos juntos com a comunidade judaica de Pittsburgh, estamos juntos com o povo americano diante dessa brutalidade antissemita horrenda e rezamos pela rápida recuperação dos feridos", afirmou em nota. 

O ministro de Israel para assuntos da diáspora, Naftali Bennett, manifestou preocupação e ofereceu ajuda à comunidade judaica americana.

"Nossos irmãos e irmãs judeus foram alvo de um ataque assassino durante orações. Nossos corações estão com as famílias dos feridos e mortos. Que a memória dos assassinados seja abençoada", afirmou. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou o "ódio antissemita cego", ao comentar o ataque em Pittsburgh.

Autoridades locais disseram que o atirador gritou "todos os judeus devem morrer" quando entrou na sinagoga durante cerimônia religiosa. Ele foi identificado como Robert Bowers, 46, cujas redes sociais seriam cheias de mensagens antissemitas.

Bennett disse que viajará para Pittsburgh ainda neste sábado. 

O caso está sendo tratado como "crime de ódio" e está sendo investigado pelo FBI (a polícia federal americana).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.