Polícia lança balas de borracha contra protesto antiausteridade na Argentina

Deputados votam proposta de Orçamento do governo de Mauricio Macri para 2019

Manifestantes protestam contra Orçamento diante do Congresso, em Buenos Aires, na Argentina - Martin Acosta/Reuters
Buenos Aires | Reuters

A polícia da Argentina disparou balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos d'água contra manifestantes que protestam diante do Congresso contra a proposta de Orçamento do governo de Mauricio Macri para 2019, que prevê cortes de gastos para lidar com o déficit fiscal do país. 

Milhares de ativistas se reuniram, liderados por professores, organizações sociais e grupos de esquerda opostos às medidas de austeridade. Grupos de manifestantes jogaram pedras, pedaços de pau e lixo contra policiais, que tentaram então controlar os manifestantes usando também barras de metal.

Quando manifestantes jogaram latas de gás lacrimogêneo contra as fileiras policiais, as autoridades enviaram a polícia motorizada para conter a multidão.

As mesmas medidas foram adotadas contra manifestantes que protestaram contra mudanças previdenciárias aprovadas pelo Congresso no ano passado. 

Os deputados começaram a discutir a proposta de Orçamento em sessão plenária logo após as 12h. 

Macri precisa que a proposta seja aprovada para manter seu plano de ajuste econômico para reverter a recessão e a crise no país. 

A proposta prevê reduções drásticas no gasto governamental e aumento de impostos de modo a reduzir o déficit fiscal primário de uma projeção de 2,7% do PIB neste ano para 0 em 2019.

Macri se comprometeu a equilibrar o Orçamento a pedido do Fundo Monetário Internacional, que assinou um acordo para um empréstimo de US$ 57 bilhões para os próximos 36 meses com o governo neste ano. 

Homem lança pedra, com grande nuvem de fumaça ao fundo
Em protesto antiausteridade, em Buenos Aires, manifestante lança pedra contra a polícia - Martin Acosta/Reuters
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.