Rússia vai convocar embaixadora da Holanda após expulsão de supostos hackers

Governo holandês denunciou que quatro agentes russos tentaram ciberataque a Opaq

Moscou | Reuters

O ministério das relações exteriores russo afirmou que vai convocar a embaixadora da Holanda em Moscou, Renee Jones-Bos, nesta segunda-feira (8) devido ao que descreveu como uma campanha de desinformação contra a Rússia, noticiou a agência local Tass.

Na semana passada, o serviço de inteligência da Holanda afirmou ter frustrado um ciberataque russo contra a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), que tem sede em Haia, e expulsou quatro agentes russos. 

Quatro homens que seriam agentes russos chegam ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda)
Quatro homens que seriam agentes russos chegam ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda) - Dutch Defense Ministry/AFPAFP

O Kremlin afirma que não há provas para as alegações. Também nesta segunda, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, disse que houve um “mal-entendido” e que os quatro russos faziam uma “viagem de rotina” à Holanda.

“Não tinha nenhum segredo na viagem de nossos especialistas à Holanda. Era uma viagem de rotina”, declarou, em uma entrevista coletiva.

“Eles foram detidos sem explicação e pediram que fossem embora”.

Lavrov não informou quais eram as especialidades dos detidos nem deu detalhes sobre o que seria a “viagem de rotina”.

Segundo ele, o caso demonstra um “desprezo pelos mecanismos existentes para tratar tais assuntos”.

A tentativa de ataque à Opaq ocorreu em abril. Segundo relatório da inteligência holandesa, os quatro russos chegaram à Holanda no dia 10 de abril, foram presos com equipamentos de espionagem em um hotel próximo à sede da Opaq, em 13 de abril, e então expulsos do país.

O ataque foi impedido com ajuda do Reino Unido.

Na ocasião, a organização trabalhava na identificação da substância usada para envenenar o ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Iulia, em Salisbury, na Inglaterra. 

O plano deles, segundo a Holanda, era viajar para Spiez, na Suíça, onde um laboratório analisa amostras enviadas pela Opaq. 

O comandante do serviço de inteligência holandês, o general Onno Eichelsheim, afirmou que os quatro espiões desembarcaram no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, com passaportes diplomáticos russos.

"Tentavam executar uma operação de ciberataque à curta distância", explicou. No porta-malas do veículo estavam, em particular, equipamentos destinados a interceptar o wi-fi da Opaq, assim como os códigos de acesso da organização. Uma antena também estava escondida no carro.

"Interceptamos o veículo e expulsamos os quatro homens. A operação foi realizada com sucesso", disse Eichelsheim.

Várias potências ocidentais acusaram na quinta-feira a Rússia de orquestrar ciberataques mundiais. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.