Descrição de chapéu Governo Trump

Trump ameaça fechar fronteira com México caso país não contenha imigrantes

Declaração acontece no momento que uma caravana da América Central se dirige aos EUA

Caravana de imigrantes hondurenhos passa pela Guatemala a caminho dos Estados Unidos nesta quinta (18)
Caravana de imigrantes hondurenhos passa pela Guatemala a caminho dos Estados Unidos nesta quinta (18) - Johan Ordonez/AFP
Júlia Zaremba
Washington

O presidente americano Donald Trump ameaçou nesta quinta (18) fechar a fronteira do país com o México caso o vizinho não contenha o fluxo de imigrantes da Guatemala, de Honduras e de El Salvador que têm chegado aos Estados Unidos.

"Eu devo, nos mais fortes termos, pedir ao México para conter essa ofensiva —e, se não for capaz de fazê-lo, vou acionar as Forças Armadas para fechar a nossa fronteira ao sul!", escreveu em uma rede social durante a manhã.

Uma nova caravana de imigrantes saiu esta semana de Honduras em direção a Guatemala e depois ao México com o objetivo de entrar nos Estados Unidos para escapar da pobreza e da violência na América Central. 

Trump também sugeriu que a questão poderia prejudicar o acordo comercial anunciado no início de outubro com o México e Canadá, o USMCA, que substituirá o Nafta. Disse que "o ataque contra o nosso país na fronteira ao sul", que inclui a entrada de "elementos criminosos e drogas", é "muito mais importante" do que o USMCA.

O acordo comercial ainda precisa ser assinado pelos três países. A previsão é de que o Congresso o aprove apenas no próximo ano.

As declarações foram publicadas no dia em que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, viajará para o Panamá e para o México. Ele se encontrará com o presidente Enrique Peña Nieto na sexta (19).

Na terça (16), o presidente também ameaçou cortar a assistência fornecida à Guatemala, a Honduras e a El Salvador caso seus governos "permitam que seus cidadãos, ou outros, cruzem suas fronteiras a caminho dos Estados Unidos".

Reportagem do jornal The Washington Post revelou nesta quarta (17) que bateu recorde o número de famílias que entraram ilegalmente nos Estados Unidos nos três meses após a decisão de Trump de suspender a separação de pais e filhos na fronteira.

Segundo o Departamento de Segurança Doméstica, 16.658 pessoas foram detidas em setembro, alta de 80% em relação a julho.

A situação estaria levando o presidente a reconsiderar a volta de um regime de separação de famílias, que ele acredita ter sido o único método eficaz para conter o fluxo de imigrantes, segundo o Washington Post.

Com agência Reuters

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.