Turquia divulga imagens de agentes sauditas suspeitos pelo desaparecimento de jornalista

Donald Trump afirma ter tratado do tema 'nos mais altos níveis' com regime saudita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Istambul | Associated Press e Reuters

Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela imprensa turca nesta quarta-feira (10) mostram a chegada de uma suposta equipe saudita a Istambul no dia do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi, uma van preta deixando o consulado da Arábia Saudita após a entrada do jornalista, e a mesma equipe deixando o país naquela noite.

O grupo de 15 pessoas, segundo integrantes de investigação disseram aos jornais locais, era um esquadrão da morte que teria matado o jornalista, crítico do regime e colaborador do jornal americano Washington Post, no dia 2.

Naquele dia, o jornalista foi ao consulado para buscar documentos para se casar, mas não saiu mais do prédio. O líder turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que os sauditas precisam provar que o jornalista deixou o local com vida.

​Arábia Saudita e EUA são fortes aliados políticos. Segundo a Casa Branca, o secretário de Estado, Mike Pompeo, o secretário de Segurança Nacional, John Bolton, e o assessor e cunhado de Trump Jared Kushner também pediram informações sobre o jornalista ao príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

Kushner tem uma relação próxima com o príncipe herdeiro saudita, que também foi motivo de críticas da oposição democrata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.