Trump se diz insatisfeito com explicação saudita sobre morte de jornalista

'Quero ter a resposta' sobre o que ocorreu, diz presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Istambul | Associated Press e Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado (20) que está insatisfeito com a forma como o governo da Arábia Saudita tem tratado o caso da morte do jornalista Jamal  Khashoggi. "Não estou satisfeito até que encontremos uma resposta [sobre o que ocorreu no consulado saudita em Istambul]. Foi um bom primeiro passo, mas quero ter a resposta", disse a jornalistas.

Na sexta, Trump também classificara como bom primeiro passo o fato de o regime saudita ter anunciado a prisão de 18 pessoas e que acreditava na versão inicial de que Khashoggi, crítico da monarquia saudita, teria morrido após uma briga dentro do consulado.

Também neste sábado (20), os governos da França e da Alemanha consideraram incompleta a explicação dada pelos sauditas sobre o episódio.

Autoridades turcas disseram que não vão permitir que a morte de Jamal Khashoggi seja acobertada. "A Turquia nunca vai permitir um acobertamento", disse Numan Kurtulmus, vice-diretor do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente Recep Tayyip Erdogan. "Não é possível que a Arábia Saudita rasteje para longe desse crime se ele for confirmado", disse.

Leyla Sahin Usta, da área de direitos humanos do partido, disse que o reino saudita deveria ter dado uma explicação para a morte do jornalista "antes de a situação chegar a esse ponto".

A Anistia Internacional criticou a Arábia Saudita neste sábado, dizendo que a explicação sobre a morte de Khashoggi era uma tentativa de disfarçar "um assassinato chocante".

"As conclusões da investigação por autoridades sauditas, afirmando que Khashoggi morreu em uma 'briga' dentro do consulado, não são críveis e marcam um novo ponto baixo no histórico de direitos humanos da Arábia Saudita", disse o grupo.

Jamal Khashoggi, colaborador do jornal americano The Washington Post, foi ao consulado de Istambul em 2 de outubro para retirar documentos e nunca mais foi visto. Sua noiva, que o acompanhava, afirma que ele nunca saiu de lá.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.