Descrição de chapéu Venezuela

Venezuela é ameaça à estabilidade regional, diz vice-secretário dos EUA

Membro do Departamento do Tesouro acusa Maduro de desviar dinheiro e ouro do país

Vestindo uma camisa preta e sentado à uma mesa, Maduro olha para o lado esquerdo enquanto folheia um livro. Ao fundo, uma janela com uma bandeira da Venezuela.
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, participa de evento no Palácio de Miraflores, em Caracas, no dia 24 - Presidência da Venezuela - 24.out.18/Xinhua
Washington

Um integrante do Departamento do Tesouro dos EUA chamou nesta terça-feira (30) a Venezuela de ameaça clara à estabilidade regional e que seu colapso econômico pode prejudicar países como Brasil, Argentina e Colômbia.

Vice-secretário de financiamento ao terrorismo, Marshall Billingslea acusou o regime do ditador Nicolás Maduro de contaminar os mananciais venezuelanos devido à exploração indiscriminada do ouro.

“A Venezuela representa uma ameaça clara à estabilidade e à segurança devido à crise humanitária terrível que se arma diante de nossos olhos”, disse, em evento do American Enterprise Institute, com sede em Washington. “Esta é uma questão hemisférica e a implosão do regime é um desafio direto para nós.”

Para ele, Maduro é líder de uma das principais organizações criminosas das Américas, ligada a crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, fraude e mineração ilegal, incluindo o envio de ouro à aliada Turquia para ser processado.

“É feito não só ilegalmente, mas provoca um prejuízo enorme ao meio ambiente. O regime se deu de presente o controle de uma enorme parcela do país e agora tira o ouro despejando grandes quantidades de contaminantes em reservatórios de água.”

Procurado pela Reuters, o ministério da Informação da Venezuela não comentou as declarações do americano. O Departamento do Tesouro foi o responsável pelas sanções econômicas a Maduro e a membros do regime.

Segundo Billingslea, os EUA colaboram com México, Colômbia, Panamá, Argentina e Espanha para bloquear recursos desviados do erário venezuelano. “Estamos na caça do dinheiro de Maduro e de [primeira-dama] Cilia Flores e não vamos parar até encontrá-lo.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.