Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro afirma que vai fechar embaixadas ociosas do Brasil no exterior

Presidente eleito disse que ainda avalia nomes para assumir o Itamaraty

Letícia Casado
Brasília

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quarta-feira (7) que pretende fechar embaixadas do Brasil no exterior que estejam ociosas.

"Se for ociosa, eu vou fechar sim", disse ele ao responder se pretende fechar alguma embaixada.

O presidente eleito Jair Bolsonaro e o presidente Michel Temer durante reunião no Palácio do Planalto nesta quarta (7)
O presidente eleito Jair Bolsonaro e o presidente Michel Temer durante reunião no Palácio do Planalto nesta quarta (7) - Pedro Ladeira/Folhapress

No início da semana o governo do Egito cancelou uma visita que o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, faria ao país árabe. Ele desembarcaria nesta quarta. 

O cancelamento do compromisso diplomático alimentou temores de boicote comercial, em retaliação ao plano de transferir a Embaixada do Brasil em Tel Aviv para Jerusalém. 

"Quem decide a capital de um Estado é o Estado. Não vejo motivo para essa celeuma. Essa questão do Egito, pelo que eu sei, não tem nada a ver com o que eu falei durante a campanha", disse Bolsonaro a jornalistas após se reunir com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio Noronha.

"Ninguém quer perder negócio. É prematura qualquer retaliação, de um lado ou de outro", afirmou. 

Indagado sobre quem vai ocupar o Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro respondeu que será alguém "sem viés ideológico" e acrescentou que está "avaliando vários nomes". 

Bolsonaro disse ainda que não tem previsão de ir aos Estados Unidos neste ano.

O presidente eleito também foi questionado sobre a Embaixada da Palestina em Brasília.

"Não vou discutir esse assunto. O problema é que ela está muito próxima do Palácio do Planalto. Nenhuma embaixada pode estar assim, tão próxima do presidente da República. Nenhuma, eu falei", destacou. A distância entre os prédios é de menos de dois quilômetros.

Em entrevista a um jornal israelense na semana passada, Bolsonaro havia dito que "a Palestina antes precisa ser um Estado para que tenha direito a uma embaixada".

Também na última semana, Bolsonaro questionou as relações diplomáticas brasileiras com Cuba.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.