EUA fazem alerta a cidadãos na Tanzânia sobre repressão contra gays

Site da embaixada aconselha americanos a revisarem suas informações em redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DAR ES SALAAM (TANZÂNIA) | Reuters

Os Estados Unidos alertaram seus cidadãos na Tanzânia depois da cidade de Dar es Salaam ter anunciado medidas de repressão contra a homossexualidade, que é crime no país africano.

Entre duas bandeiras coloridas, o presidente da Tanzânia faz um discurso em uma tribuna
O presidente da Tanzânia faz um discurso durante uma conferência no Quênia - Simon Maina/AFP

Um alerta no site da Embaixada dos Estados Unidos aconselha americanos na Tanzânia a revisarem suas informações em redes sociais e outros registros na internet.  

O informe diz que qualquer cidadão americano detido ou preso deve exigir que as autoridades da Tanzânia avisem a embaixada.

O dirigente administrativo de Dar es Salaam disse na quarta (31) que um comitê especial vai procurar, identificar e punir homossexuais e prostitutas.  

Ao menos 12 homens foram presos no mês passado em um hotel da cidade, durante um encontro que, segundo as autoridades, tinha a intenção de promover relações gays. 

O presidente John Magufuli vem banindo a homossexualidade desde que assumiu o poder em 2015, e uma sentença por ter “relações carnais que vai contra a ordem natural” pode gerar a até 30 anos na cadeia.

A homossexualidade continua um tabu na maior parte da África e gays enfrentam discriminação ou perseguição —seus grupos de defesa, por vezes, mal podem falar publicamente em prol de seus direitos.  
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.