Incêndio na Califórnia mata 5 pessoas e deixa milhares fora de casa

Fogo destruiu cidade de Paradise e avança em direção a Chico; 148 mil moradores podem ser afetados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Veículos e casa atingidos pelo fogo em Paradise, na Califórnia
Veículos e casa atingidos pelo fogo em Paradise, na Califórnia - Josh Edelson/AFP
Paradise (EUA) | Reuters e Associated Press

Um incêndio que atinge o norte do estado da Califórnia desde a noite de quinta-feira (9) obrigou milhares de pessoas a fugirem do fogo, que se alastrou rapidamente. 

Cinco vítimas foram encontradas mortas em veículos que foram atingidos pelas chamas, nos arredores de Paradise, que fica a 289 km de São Francisco. 

Para os bombeiros, o total de pessoas que precisarão ser retiradas de casa pode chegar a 148 mil. Há seis grandes incêndios no Estado, três deles considerados críticos. 

Em Paradise, todos os 27 mil moradores tiveram de fugir. "Tudo foi destruído, nada sobrou em pé", disse à agência Reuters o porta-voz do departamento de proteção florestal e combate ao fogo do estado, Scott Maclean.

Testemunhas afirmaram ter visto casas, supermercados, restaurantes, escolas, edifícios comerciais e um asilo serem consumidos pelas chamas. 

 
Casas queimam durante incêndio florestal em Paradise, Califórnia - Josh Edelson-8.nov.18/AFP

"O fogo se moveu tão rapidamente e cresceu tanto que muitas pessoas foram engolidas" afirmou ele. Apesar disso, as autoridades ainda não confirmaram o número de vítimas. Ao menos dois bombeiros ficaram feridos, assim como diversos moradores. 

O fogo que atingiu a cidade se espalhou para uma área de 285 quilômetros quadrados e, com ajuda do vento, segue para a cidade de Chico, onde vivem 93 mil pessoas.

"Nós ficamos cercados pelo fogo, ele estava dos dois lados da estrada", disse à agência Associated Press o policial Mark Bass, que mora em Paradise e trabalha em Chico. Ele afirmou que após retirar sua família da cidade, retornou para ajudar outros moradores a escaparem.

"Era um muro de fogo de cada lado e praticamente não conseguíamos ver a estrada", afirmou ele. Muitos moradores afirmaram terem ficado presos no trânsito enquanto tentavam escapar. 

"É uma situação muito séria e perigosa", disse o xerife do condado de Butte, Kory Honea. "Estamos trabalhando para retirar todas as pessoas. A mensagem é: se você puder fugir, fuja, estamos montando centros para desabrigados nas cidades próximas", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.