Polícia italiana confisca oito mansões de grupo mafioso em Roma

Imóveis pertenciam ao clã Casamonica e serão demolidos, disse a prefeitura

Roma | Reuters

A polícia italiana realizou nesta terça-feira (20) uma operação com mais de 600 agentes para confiscar oito mansõesque foram ilegalmente construídas em Roma por mafiosos

Os imóveis pertenciam ao clã Casamonica, um dos mais atuantes na região sudeste da capital. Entre o material apreendido estavam esculturas de mármore de animais e de imperadores romanos e espelhos dourados.    

Considerado discreto em comparações a outros grupos mafiosos, o Casamonica ficou conhecido em 2015 quando organizou um grande funeral para homenagear a morte de um de seus líderes —a cerimônia incluiu helicópteros jogando pétalas de rosa e trilha sonora do filme "O Poderoso Chefão".

A ação chamou a atenção do público e da Justiça, que passou a investigar com mais atenção o grupo. Em julho, 33 integrantes do clã foram presos pela polícia. 

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, que visitou as casas confiscadas durante a operação desta terça, afirmou que os imóveis serão demolidos até o fim do ano. 

Segundo ela, as mansões foram construídas em uma região de interesse arqueológico, onde passa um aqueduto do século 16. 

"Hoje é um dia histórico para a cidade de Roma e para os romanos", disse ela, que faz parte do Movimento 5 Estrelas, partido crítico ao sistema político italiano e que faz parte da coalizão governista do país. 

"Estamos colocando um ponto final em anos de ilegalidade e enviando uma dura mensagem ao clã Casamonica", completou a prefeita.  

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.