Rússia ataca e captura três navios ucranianos perto da península da Crimeia

Incidente exacerba tensões e Conselho de Segurança da ONU terá reunião de emergência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kiev (Ucrânia) | BBC NEWS

Dois navios pequenos de guerra e um rebocador ucranianos foram capturados por forças russas, deixando vários tripulantes feridos neste domingo (25).

Policiais ucranianos em frente à embaixada da Rússia em Kiev, que foi alvo de protestos após Moscou capturar três navios da Ucrânia
Policiais ucranianos em frente à embaixada da Rússia em Kiev, que foi alvo de protestos após Moscou capturar três navios da Ucrânia - Sergei Supinsky/AFP

O incidente começou quando a Rússia acusou os barcos ucranianos de entrarem ilegalmente em suas águas territoriais, no Mar Negro, próximo à península da Crimeia. A Rússia havia posicionado um petroleiro no estreito de Kerch, o único acesso do Mar Negro ao mar de Azov, que é território compartilhado entre os dois países.

Nos últimos dias, a Rússia havia passado a inspecionar todas as embarcações que estavam saindo de portos ucranianos ou se dirigindo a eles, restringindo a passagem no estreito.

Em 2014, Moscou anexou a Crimeia, que era parte da Ucrânia, e o incidente deste domingo exacerba as tensões entre os dois países.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse que as ações russas eram “ataques gratuitos e malucos”. O parlamento do país votará na segunda-feira (26) uma declaração de lei marcial.

A Rússia convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que deve se realizar na segunda-feira (26).

O serviço de segurança russo, o FSB, disse que havia “provas irrefutáveis de que Kiev preparou e orquestrou provocações no Mar Negro. Esses materiais serão divulgados em breve.”

A FSB confirmou que atirou nas embarcações para forçar os navios a pararem, e que os capturou.

A União Europeia e a OTAN pediram moderação aos dois lados e solicitaram que Moscou reabra o acesso ao estreito, usado pelos navios da Ucrânia. Autoridades ucranianas disseram que avisaram previamente aos russos que suas embarcações iriam passar pelo estreito de Kerch.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.