Trump cancela encontro com Putin no G20 em retaliação por apreensão de navios ucranianos

Rússia apreendeu três navios e deteve 24 marinheiros no domingo (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou em uma rede social que cancelou o encontro previsto com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20, em Buenos Aires.

Trump afirmou em seu perfil no Twitter que a reunião bilateral foi cancelada diante da recusa russa de devolver os três navios ucranianos apreendidos no domingo passado (25) e libertar seus tripulantes. 

"Eu espero por um novo encontro significativo assim que esta situação se resolver", escreveu o americano, que disse atender aos melhores interesses de todos os envolvidos.

Dois navios pequenos de guerra e um rebocador ucranianos foram apreendidos pela patrulha de fronteira da Rússia quando tentavam entrar no mar de Azov pelo estreito de Kertch —território compartilhado entre os dois países. Nesta terça-feira (27), 15 dos 24 marinheiros detidos foram sentenciados a dois meses de prisão. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, aponta para jornalistas presentes em entrevista coletiva na Casa Branca antes de partir para a cúpula do G20 na Argentina - Brendan Smialowski/AFP

Putin afirmou nesta quarta-feira (28) que as forças navais russas agiram corretamente e que o incidente foi provocado pelos ucranianos para aumentar a tensão na região e levar a mais sanções contra os russos. O líder russo afirmou ainda que vários barcos ucranianos passaram tranquilamente pelo estreito de Kertch em setembro.

A Ucrânia, que decretou lei marcial no país alegando ameaça de uma invasão russa, diz que estava em obediência às leis marítimas internacionais e que alertou a Marinha russa de que passaria pelo estreito.

O episódio levou a duras críticas aos russos dos EUA e de vários países do bloco europeu. Nesta terça (27), Trump já alertara que poderia cancelar o encontro com Putin no G20, que acontece nos próximos dois dias na capital argentina.

Um porta-voz do Kremlin citado pela agência de notícias Ifax disse ter descoberto sobre o cancelamento pelo Twitter e que não houve nenhum comunicado oficial da diplomacia americana.

​A primeira vice-ministra de informação da Ucrânia, Emine Dzhaparova, disse nesta quinta em entrevista coletiva que a Argentina proibiu a exibição, durante a reunião do G20, de um cartaz de campanha do governo ucraniano que simboliza os efeitos das agressões da Rússia contra seu país. O cartaz mostra um mapa da Ucrânia com a Crimeia dividida e sangrando.

"Eu vivia na Crimeia e minha família ainda está lá, e o que contam hoje sobre o nível de censura e de opressão em que vivem é assustador, corresponde ao de um ambiente de guerra e exceção constante", afirmou Dzhaparova sobre a situação na região, mais de quatro anos após a anexação do território pela Rússia.

​A vice-ministra disse que sua presença no G20 tem como objetivo chamar a atenção dos líderes para pedir a liberação dos marinheiros ucranianos junto com as três embarcações.

 Reuters e Associated Press

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.