Artilheiro da Copa de 1986 é criticado por ex-colegas por militar contra o 'brexit'

Hoje apresentador da BBC, Liniker usa seu Twitter para defender uma nova votação sobre a saída da UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O apresentador Gary Lineker, durante partida do torneio de Wimbledon - Justin Tallis - 4.jul.2015/AFP
 
São Paulo

Gary Lineker, um dos maiores jogadores de futebol da história da Inglaterra, gera polêmica no país por criticar abertamente o 'brexit' e defender um novo referendo sobre a saída da União Europeia.

Lineker, 58, foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986 e jogou no Liverpool e no Barcelona. Desde 1999, ele é o âncora de um dos mais tradicionais programas esportivos de TV do mundo, o "Match of the Day", da BBC. Em 2017, ele apresentou o sorteio da Copa do Mundo da Rússia

O ex-atleta se envolveu em debates com outros jogadores que defendem o 'brexit', como o ex-goleiro Peter Shilton, seu colega na seleção de 1986, e com outros apresentadores, que recomendaram a ele se ater a temas do futebol.

"Gary, você é o rosto da BBC Sport. Por favor, observe as regras editoriais e guarde suas opiniões políticas, sejam quais forem, para você mesmo", escreveu no Twitter Jonathan Agnew, ex-jogador e comentarista.

A BBC proíbe seus jornalistas de manifestar posições políticas. No entanto, a regra não se aplica a profissionais do setor do esporte.

Liniker não tem defendido suas opiniões na TV, mas em sua conta no Twitter, que soma mais de 7 milhões de seguidores. 

"Eu sou o rosto do meu próprio perfil no Twitter. Eu continuarei a tuitar o que eu quiser e se alguém discordar de mim, que assim seja", respondeu Lineker a Agnew. "Muito obrigado por sua preocupação que, eu imagino, não seria uma preocupação se você concordasse comigo.".

"O 'brexit' é apenas um jogo para os políticos. Um jogo para ver quem consegue ser primeiro-ministro. Eles não dão a mínima para como isso afeta nosso país. Sem vergonha", tuitou Lineker.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.