Cardeal é condenado por abuso sexual na Austrália, dizem fontes

Imposição de segredo de justiça impede que detalhes de condenação sejam conhecidos

Cardeal George Pell em Melbourne, na Austrália - William West - 11.dez.18/AFP
São Paulo

O cardeal George Pell foi condenado na Austrália por acusações de abuso sexual, segundo duas fontes próximas ao caso e relatos da mídia local, tornando-se a mais alta autoridade do Vaticano a enfrentar tal condenação. 

No entanto, a imposição de segredo de justiça sobre o caso impediu que os detalhes da condenação fossem conhecidos.

Pell, que se declarou inocente, foi licenciado de seu posto no Vaticano, o terceiro mais alto na hierarquia da Igreja Católica, para enfrentar o processo judicial. Ele era tesoureiro do Vaticano.

O Vaticano não se manifestou sobre o caso nesta quarta-feira (13). Em outubro, a Santa Sé anunciou que o papa Francisco havia removido Pell do grupo conhecido como Conselho dos Cardeais. Na ocasião, o cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, acusado de acobertamento de casos de abuso, também foi afastado. 

Os procedimentos de sentenciamento começam em fevereiro, informou o Washington Post, citando uma fonte judicial australiana. Pell também será julgado por outras acusações. 

Pell é o segundo caso de abuso supostamente cometido por membros da Igreja Católica a chegar às manchetes nos últimos dias. Na semana passada, o ex-arcebispo de Adelaide Philip Wilson foi absolvido por uma corte de apelação por acusações de que teria ajudado a acobertar abusos contra dois coroinhas por um padre. 

O cardeal é acusado de “ofensas sexuais históricas”, o que significa que elas ocorreram décadas atrás, mas os detalhes das queixas (incluindo o nome dos acusadores) não foram tornados públicos.

Segundo a polícia, os casos são antigos, sendo que alguns aconteceram há mais de 40 anos.

A condenação de Pell foi primeiro noticiado pelo site Daily Beast, segundo o qual as acusações são relacionadas ao abuso de dois coroinhas nos anos 1990.

"Uma pessoa de alta projeção foi condenada na terça-feira [12] de um crime sério, mas não somos capazes de informar sua identidade devido a uma ordem de supressão", escreveu o jornal The Age, de Melbourne. 

De acordo com o jornal, a pessoa "foi condenada em uma segunda tentativa, depois que o júri em um julgamento anterior não conseguiu chegar a um veredicto". 

Um juiz no Tribunal do Condado de Victoria pediu a ordem de restrição neste ano como meio de "impedir um risco real e substancial de dano à administração da justiça". 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.