Ciberataque interrompe a impressão e entrega de jornais nos EUA

Problema afetou a distribuição de diferentes periódicos, entre eles Los Angeles Times, Wall Street Journal e New York Times

São Paulo | Reuters

​Um ciberataque causou problemas de impressão e entrega do Los Angeles Times e de outros jornais de grande circulação nos EUA neste sábado (29).

Fachada do jornal Los Angeles Times, nos Estados Unidos, em que se vê escrito o nome do jornal em uma moldura de madeira; abaixo dele, algumas fotos
Prédio do Los Angeles Times, que teve problemas de impressão de entrega de jornais depois de um ciberataque - David Mcnew/AFP/GETTY IMAGES NORTH AMERICA

Os periódicos afetados —entre eles o Chicago Tribune e o Baltimore Sun— pertencem à Tribune Publishing Co. e compartilham a mesma plataforma de produção em Los Angeles. 

O grupo afirmou que inicialmente suspeitava que o ciberataque havia sido executado de fora dos EUA. Ainda segundo a empresa, no entanto, autoridades disseram ser muito cedo para determinar se a ação partiu de outro país.

De acordo com o Los Angeles Times, ainda não se sabe o objetivo do ataque.

As edições do Wall Street Journal e do New York Times na Costa Oeste americana, que utilizam a mesma estrutura, também foram afetadas, segundo o Los Angeles Times.

As publicações, entretanto, não comentaram o episódio. 

A porta-voz da Tribune Publishing, Marisa Kollias, explicou que o vírus prejudicou sistemas usados para publicar e produzir jornais.

“Não há evidências de que as informações de cartão de crédito de cliente ou informações pessoalmente identificáveis tenham sido comprometidas”, afirmou Kollias.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA está investigando o caso. 
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.