Colômbia investiga planos de ataque contra o presidente Ivan Duque

Ministro das Relações Exteriores, Carlos Holmes Trujillo, faz anúncio em vídeo, mas não fornece detalhes

Bogotá | Reuters e Associated Press

Autoridades colombianas estão investigando uma conspiração contra o presidente Ivan Duque, que pode envolver cidadãos venezuelanos presos portando “armas de guerra”, disse neste sábado (29) o ministro das Relações Exteriores, Carlos Holmes Trujillo.

“Com imensa preocupação e absoluta condenação, quero informar à comunidade internacional que, nos últimos meses, investigações de inteligência estão ocorrendo sobre possíveis ataques à vida do presidente”, disse Holmes em um vídeo postado no Twitter. 

Durante a publicação de 90 segundos, Trujillo, porém, não forneceu detalhes ou informações sobre os planos contra o presidente  —que assumiu o cargo em agosto e vem enfrentando baixo apoio popular e protestos nas ruas

Três venezuelanos foram detidos nos últimos dias com armas pesadas, afirmou Trujillo.

Segundo a agência Reuters, dois venezuelanos foram presos em um ônibus na cidade de Valledupar com rifles equipados com telescópio, e um terceiro foi preso depois. 

O anúncio do governo da Colômbia ocorre em meio a tensões entre Bogotá e Caracas.

A Colômbia pediu que países "defensores da democracia" não reconheçam o governo da Venezuela a partir de 10 de janeiro e retirem seus embaixadores.

Duque, que assumiu o cargo em agosto, vem liderando um esforço na América Latina para isolar o governo da Venezuela —cuja crise econômica levou milhões de venezuelanos a fugir à escassez de alimentos e à hiperinflação. 

Em um episódio recente, o governo da Colômbia negou ter sugerido uma aliança militar com o presidente eleito no Brasil Jair Bolsonaro e afirma buscar uma saída diplomática para a situação da Venezuela. 

O ditador Nicolás Maduro acusa a Colômbia de ajudar “terroristas”, relembrando casos como a explosão de um drone na Venezuela. A Colômbia refuta as acusações.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.