Em discurso de Natal, rainha Elizabeth diz que bebês reais a mantiveram ocupada

Monarca de 92 anos falou sobre casamentos, gestações e nascimentos na família real em 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em seu discurso anual de Natal transmitido pela televisão, a rainha Elizabeth fez reflexões pessoais, ofereceu os costumeiros desejos de paz e disse, em tom de brincadeira, que os nascimentos de bebês na família real a mantiveram “bastante ocupada” neste ano.

A monarca de 92 anos, que tem oito netos e outros sete bisnetos, afirmou: “Foi um ano ocupado para a minha família, com dois casamentos e dois bebês, e outra criança esperada para breve”. E acrescentou: “Isso ajuda a manter uma avó bastante ocupada.”

A rainha Elizabeth, aos 92 anos, em seu discurso de Natal no palácio de Buckingham
A rainha Elizabeth, aos 92 anos, em seu discurso de Natal no palácio de Buckingham - John Stillwell/Pool via AP

Em abril, o duque e a duquesa de Cambridge, William e Kate, anunciaram o nascimento de seu terceiro filho, príncipe Louis. Em junho, a prima deles, Zara Tindall, deu a luz a uma menina, Lena.

O príncipe Harry, que se casou com a atriz Meghan Markle em maio, anunciou em outubro que ela estava grávida. A princesa Eugenie também se casou nesse mês.

Na mensagem pré-gravada em seu escritório no palácio de Buckingham, com uma árvore de Natal ao fundo, a rainha disse e que espera ter atingido um pouco de sabedoria durante seus 92 anos.

“Algumas culturas acreditam que uma vida longa traz sabedoria”, disse. “Eu gostaria de pensar assim. Talvez parte da sabedoria esteja em reconhecer alguns dos paradoxos desconcertantes da vida, como a capacidade dos seres humanos de ter uma propensão enorme para o bem, junto com uma capacidade para o mal.”

​Ela também enfatizou, no discurso, a importância das pessoas mais próximas a ela.

“Apesar das muitas mudanças que vi ao longo dos anos, a fé, a família e os amigos têm sido não apenas uma constante para mim, mas uma fonte de conforto pessoal e tranquilidade”, disse.

A mensagem foi transmitida para muitos dos 53 países que fazem parte da Commonwealth (a associação de Estados que foram do Reino Unido no passado) após a rainha frequentar uma missa de Natal.

O príncipe Charles chega para a missa de Natal com William, Kate, Meghan e Harry
O príncipe Charles chega para a missa de Natal com William, Kate, Meghan e Harry - Hannah McKay/Reuters

​Elizabeth e outros membros da família real foram recebidos por uma multidão quando chegaram à igreja.

O príncipe Charles e seus filhos, William e Harry, compareceram junto com as esposas. Eles receberam flores das pessoas presentes.

O marido da rainha, príncipe Philip, que tem 97 anos e se aposentou da vida pública, não estava.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.