Gatwick volta a ser fechado após nova presença de drone, mas logo é reaberto

Aeroporto teve 36 horas de suspensão de partidas e chegadas por causa de drones

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gatwick | Reuters

O aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, voltou a ser fechado nesta sexta-feira (21), onze horas após ter sido reaberto, devido à detecção de um novo drone no local. Mas, depois de investigações, autoridades anunciaram novamente sua reabertura.

"Os voos voltaram. As medidas militares que implementamos no aeroporto nos deram a segurança necessária para reabrir o aeródromo", afirmou uma porta-voz.

Gatwick disse que 700 aviões decolariam nesta sexta, mas que ainda haveria muitos atrasos e cancelamentos.

O aeroporto chegou a ficar com 36 horas de interrupção de decolagens e aterrissagens, num incidente que afetou mais de 100 mil viajantes às vésperas do Natal. Trata-se do pior incidente de caos aéreo no aeroporto desde que uma nuvem de cinzas vulcânicas afetou voos em grande parte da Europa em 2010.

 

O Reino Unido empregou uma tecnologia militar não identificada para combater o que o ministro dos Transportes, Chris Grayling, disse ser a invasão de diversos drones.

"Esse tipo de incidente não tem precedentes em nenhum lugar do mundo", afirmou.

A motivação do operador, ou operadores, dos drones é desconhecida. A polícia disse que nada sugere que ação seja parte de um ataque terrorista e que nenhum grupo assumiu a autoria.

"Em termos de motivação, há todo um espectro de possibilidades, desde comportamento criminoso de alta tecnologia até potencialmente apenas indivíduos tentando ser maliciosos e prejudicar o aeroporto", afirmou o chefe-assistente da polícia de Sussex, Steve Barry. 

Depois de uma onda de vendas, veículos aéreos não tripulados se tornaram uma ameaça a aeroportos ao redor do mundo.

No Reino Unido, a quantidade de quase colisões entre drones privados e aeronaves mais do que triplicaram entre 2015 e 2017, com 92 incidentes no ano passado. 

A Associação Britânica de Pilotos de Aeronaves (Balpa) disse que um equipamento de detecção e monitoramento foi instalado no perímetro de Gatwick.

A Balpa se disse extremamente preocupada com o risco de uma colisão com um drone.

Voar drones dentro de 1 km de um aeroporto britânico é punível com uma pena de cinco anos de prisão. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.