Descrição de chapéu Venezuela

Maduro diz que 'grupos treinados' na Colômbia provocam apagões na Venezuela

Ditador afirma que ações são terroristas, e especialistas falam em deterioração da infraestrutura

Caracas | AFP

O ditador Nicolás Maduro culpou nesta quarta-feira (26) "grupos treinados" na Colômbia pelos frequentes apagões sofridos no estado de Zulia, em meio à crise energética na Venezuela.

"Há grupos treinados na Colômbia para atacar o sistema elétrico. E são ataques terroristas (...), uma guerra de guerrilha, terrorista, contra o sistema", declarou Maduro, durante um ato de entrega de moradias estatais. 

Falhas elétricas são comuns na Venezuela, especialmente em estados ocidentais como Zulia, Tachira, Merida, Trujillo e Barinas.

Zulia é uma das regiões mais afetadas, com cortes que duram mais de 24 horas. Não eram comuns em Caracas, mas ao longo de 2018 houve vários blecautes em massa na capital venezuelana. Até mesmo o estado de Roraima, único que não está integrado ao sistema brasileiro de distribuição de energia elétrica e é dependente da energia vinda da Venezuela, tem sofrido. 

Especialistas relacionam o problema à deterioração da infraestrutura e à falta de investimentos, a ausência de expertise e a atos de corrupção. No entanto o governo Maduro geralmente os atribui a "sabotagem" quando dá alguma explicação para a população.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.