Queda de aeronave mata governadora mexicana

Marido de Martha Erika Alonso, um senador, também morre no incidente

Membro da Polícia Federal tira foto de destroços da aeronave em que viajavam a governadora Martha Erika Alonso e seu marido, o senador Rafael Moreno Valle, em Coronango, no estado de Puebla, México - Antonio Rivas/Xinhua
Cidade do México | Reuters, Associated Press e AFP

​A governadora do estado de Puebla, no México, Martha Erika Alonso, morreu nesta segunda-feira (24) na queda da aeronave em que viajava, dez dias após ter tomado posse.

Ela estava acompanhada do marido, o senador e ex-governador de Puebla Rafael Moreno Valle, que também morreu. Dois pilotos do helicóptero e o assistente do senador também morreram na tragédia.

As mortes foram confirmadas pelo presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) nas redes sociais.

Martha Erika Alonso, governadora de Puebla, durante cerimônia de posse, em Puebla (México) - Imelda Medina - 14.dez.18/Reuters

Relatos da imprensa mexicana indicam que a queda ocorreu logo após a decolagem, da cidade de Puebla.

As causas da queda ainda não estão claras. Puebla é um dos estados mais populosos do México.

Membro do Partido da Ação Nacional (PAN, direita), Alonso, 45, se tornou a primeira governadora mulher de Puebla em eleições muito violentas e disputadas. Um tribunal eleitoral precisou validar os resultados meses após a votação, devido a acusações de fraude. 

AMLO disse ainda que o governo vai investigar, "dizer a verdade sobre o que aconteceu e agir adequadamente". 

PAN

O Partido Ação Nacional (PAN), sigla da governadora, lamentou as mortes.

Alonso tomou posse como a primeira governadora de Puebla em 14 de dezembro, depois que o tribunal eleitoral ratificou sua vitória nas eleições de 1º de julho, após mais de cinco meses de controvérsia com o candidato do partido Movimento Regeneração Nacional (MORENA), Luís Miguel Barbosa.

O ex-presidente mexicano do PAN Vicente Fox (2000-2006) citou a disputa para expressar dúvidas sobre as causas do acidente: "Exigimos um esclarecimento. É difícil aceitar esta coincidência depois de uma forte batalha democrática por Puebla".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.