Regime Ortega invade mais uma vez sede de jornal de oposição nicaraguense

Jornalistas do El Confidencial não puderam fechar a edição impressa

Fita da polícia segura porta quebrada no portão de entrada do jornal Confidencial - Alfredo Zuniga-14.dez.2018/Associated Press
Sylvia Colombo
Buenos Aires

A Redação do jornal El Confidencial, da Nicarágua, voltou a ter sua sede, em Manágua, ocupada na noite desta sexta-feira (14), 24h após a primeira invasão, na qual policiais levaram computadores, documentos pessoais e câmeras dos profissionais.

Desta vez, os oficiais fecharam a sede do jornal, e também dos programas televisivos Esta Noche e Esta Semana, e impediram a entrada dos jornalistas, que não puderam fechar a edição impressa do diário, que sai aos domingos, nem gravar os programas do fim de semana.

O diretor do El Confidencial, Carlos Fernando Chamorro, filho da ex-presidente Violeta Chamorro, e ferrenho opositor da ditadura de Daniel Ortega, chamou a invasão de "agressão fascista" e disse que "seguirá denunciando os ataques da ditadura de Ortega e Rosario Murillo [mulher do ditador e vice-presidente]".

Durante a manhã deste sábado (15), Chamorro falou a jornalistas e deixou-se gravar discutindo com os policiais que faziam a guarda do edifício para impedir sua entrada.

O jornal reafirmou sua posição opositora desde o início das manifestações antigoverno, em abril passado, motivadas inicialmente por uma proposta de reforma que cortava aposentadorias. O governo reprimiu os protestos de forma violenta. Usando as forças de segurança e grupos paramilitares, como os integrantes da Juventude Sandinista, os enfrentamentos com os manifestantes causaram em seis meses mais de 350 mortos.

Confidencial é um jornal digital que possui, uma vez por semana, uma edição em papel, e seus programas são exibidos todos os dias por um canal privado.

Durante a emissão do programa na noite passada, Chamorro disse que "se os objetivos deste ataque contra a liberdade de imprensa, de expressão e de empresa era calar-nos ou intimidar-nos, nesta noite decidimos que vamos enfrentar a ditadura. As ideias não se matam. Temos um compromisso sagrado com a verdade e seguiremos informando, investigando e denunciando a corrupção e os atropelos desta ditadura."

​O ataque ao Confidencial não foi único. Na madrugada de sexta-feira se reportaram invasões a sedes de movimentos sociais do país, como o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos. Há poucas semanas, Miguel Mora, diretor do 100% Notícias, outro meio de comunicação crítico ao governo, foi preso.

Sobram hoje poucos meios independentes na Nicarágua, fora a cadeia nacional de transmissão de informações oficiais que é realizada por Murillo, diariamente, quando relata apenas dados positivos sobre a gestão Ortega.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.