Descrição de chapéu Governo Trump

Trump anuncia diretor de orçamento como novo chefe de gabinete interino

Mick Mulvaney substituirá John Kelly e será o terceiro a passar pelo cargo em 24 meses

Danielle Brant
Nova York

O presidente americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (14) que Mick Mulvaney, diretor do orçamento da Casa Branca, será seu novo chefe de gabinete interino, em substituição a John Kelly, que fica no cargo até o fim do mês.

Em mensagem em uma rede social, Trump escreveu que estava feliz em anunciar Mulvaney para a posição. “Mike fez um trabalho incrível na administração”, afirmou.

Mick Mulvaney, novo chefe de gabinete de Trump, na Casa Branca em foto de janeiro
Mick Mulvaney, novo chefe de gabinete de Trump, na Casa Branca em foto de janeiro - Brendan Smialowski-20.jan.2018/AFP

“Eu mal posso esperar para trabalhar com ele nessa nova função conforme nós continuamos a TORNAR A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!”, disse.

“John vai ficar até o fim do ano. Ele é um GRANDE PATRIOTA e eu quero agradecê-lo pessoalmente por seu serviço.”

Mulvaney será o terceiro a passar pelo cargo em menos de 24 meses de governo. Nos EUA, o chefe de gabinete exerce função semelhante à de ministro da Casa Civil no Brasil.

No último sábado (8), Trump anunciou que Kelly estava deixando o cargo no fim do mês.

Mulvaney era um dos nomes cogitados para ocupar a posição. O mais forte era o de Nick Ayers, 36, chefe de gabinete do vice-presidente, Mike Pence. Ayers, no entanto, só poderia ficar como interino.

Outros candidatos eram o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

Mulvaney será responsável por lidar com um novo Congresso a partir de janeiro, quando os democratas assumem o controle da Câmara dos Deputados. Os republicanos mantiveram maioria no Senado.

Mulvaney, ex-congressista republicano da Carolina do Sul, é um dos integrantes mais conservadores do gabinete de Trump. Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2010 como membro do movimento nomeado de Tea Party, marcado pelo conservadorismo. Ele também é favorável à austeridade fiscal.

Além de responsável pelo orçamento da Casa Branca, ele também foi diretor interino da Consumer Financial Protection Bureau, órgão de proteção aos consumidores no setor financeiro, durante boa parte deste ano.

Kelly foi escolhido por Trump para substituir o então líder do Partido Republicano na função, Reince Priebus, e colocar ordem na Casa Branca. Nos últimos tempos, ambos teriam demonstrado atritos. O presidente afirmava que o chefe de gabinete estava escondendo coisas dele, e frequentemente chamava a atenção por coisas que ele fazia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.