Descrição de chapéu Governo Trump

Trump pode ter revelado tropa de elite no Iraque em vídeo divulgado nas redes sociais

Gravação que mostraria Seals ocorreu durante visita do presidente a base americana

Washington | AFP

O presidente americano, Donald Trump, pode ter revelado inadvertidamente no Twitter uma equipe de operações especiais de seu país durante uma breve visita a uma base militar no Iraque.

Normalmente, o paradeiro das forças de operações especiais é mantido em segredo e, nas poucas ocasiões em que são filmados em uma zona de combate, seus rostos e outros atributos de identificação aparecem borrados.

No entanto, após sua viagem relâmpago à base aérea americana Al Asad, no oeste do Iraque, Trump publicou um vídeo em que aparece posando com os soldados, apertando as mãos e dando autógrafos.

No vídeo ele é visto com um grupo que parece ser de operações especiais.

De acordo com o relatório compartilhado do evento, realizado num refeitório da base, um homem chamado Kyu Lee disse a Trump que era o capelão da Equipe Cinco dos Seals.

De acordo com Lee, Trump respondeu: "Ei, nesse caso, vamos tirar uma foto".

Embora o presidente tenha autoridade para desclassificar informações, alguns observadores consideraram seu tuíte com o vídeo uma violação da segurança operacional.

Divulgar as identidades, "mesmo sendo o comandante em chefe", poderia ser um problema "se um membro da equipe for detido por um governo hostil ou capturado por um grupo terrorista", explicou Malcolm Nance, ex-especialista da inteligência da Marinha dos Estados Unidos para a revista Newsweek.

O comando de operações especiais não reagiu ao episódio.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.