Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro abre chefias do Itamaraty a não diplomatas

Trata-se de uma mudança importante implementada pelo novo chanceler Ernesto Araújo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Uma mudança na organização interna do Ministério de Relações Exteriores vai permitir que profissionais de fora da carreira diplomática assumam cargos de chefia.

A modificação se dará na gestão de Ernesto Araújo à frente do Itamaraty e consta na Medida Provisória assinada nesta terça-feira (1º) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) logo após a posse e publicada em Diário Oficial da União.

Trata-se de uma mudança importante na organização interna do ministério implementada pelo chanceler.

Bolsonaro assinou nesta terça a MP que reestrutura a composição do governo ao estabelecer a existência de 22 ministérios. 

O texto diz que o Serviço Exterior Brasileiro é formado por servidores, ocupantes de cargos de provimento efetivo, capacitados profissionalmente como agentes do Ministério das Relações Exteriores, no país e no exterior, organizados em carreiras definidas e hierarquizadas.

Pela redação dada pelo novo governo, ficam excluídas dessa característica “as nomeações para cargos em comissão e funções de chefia, incluídas as atribuições correspondentes, nos termos do disposto em ato do Poder Executivo”.

Araújo é diplomata de carreira do Itamaraty e assume a chancelaria prometendo acabar com o que considera ideologia de esquerda na pasta.

Recentemente ele disse que criaria um departamento de Agricultura no MRE afirmando que em governos do PT o Itamaraty foi a “casa do MST” e que agora estará à disposição do produtor.


 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.