Bolsonaro escolhe 'discípulo' de Olavo de Carvalho como assessor internacional

Filipe Garcia Martins edita site conservador e tem apoio de filhos do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Filipe Garcia Martins (à dir.), ao lado do vereador Carlos Bolsonaro
Filipe Garcia Martins (à dir.), ao lado do vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) - Reprodução/Twitter
 
Brasília

​O presidente Jair Bolsonaro escolheu Filipe Garcia Martins como assessor-chefe adjunto da assessoria especial do presidente. Martins é um dos discípulos do escritor Olavo de Carvalho e vinha auxiliando o chanceler Ernesto Araújo no governo de transição. Como assessor pessoal do presidente, deve atuar especialmente na área internacional.

A escolha de Martins conta com o apoio de dois dos filhos do presidente: o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Ele é um entusiasta das ideias propagadas por Olavo de Carvalho e aliado próximo de dois dos ministros escolhidos por Bolsonaro: Ricardo Vélez (Educação) e Araújo.

Martins é crítico da imprensa e é editor-adjunto do site Senso Incomum, que integra análises e texto que defendem o liberalismo econômico e uma visão conservadora dos costumes. 

Ele mantém no site postagens criticando jornalistas, defendendo o alinhamento ideológico e político com os EUA de Donald Trump e com o primeiro-ministro do Estado de Israel, Binyamin Netanyahu.

Em seu perfil no Twitter, Martins se apresenta como professor de política internacional e analista político.

Da esq. p/ a dir., o deputado federal Eduardo Bolsonaro se encontrou com o senador republicano Marco Rubio, acompanhado de Filipe Martins e Márcio Coimbra, em novembro - Reprodução/Twitter

Por ter 31 anos recém completados em novembro, sua escolha é vista com desconfiança por alguns dos aliados de Bolsonaro, que o consideram muito jovem e inexperiente para ocupar o cargo de assessor especial do presidente para assuntos internacionais. 

A nomeação de Martins foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (3). Além dele, Bolsonaro escolheu também outros dois assessores especiais, Arthur Bragança Weintraub e Ricardo Peixoto Camarinha.

Camarinha é médico cardiologista e atuou no Palácio do Planalto na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

​Arthur é irmão de Abraham Weintraub, que foi escolhido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, como seu secretário-executivo. Os irmãos auxiliaram Bolsonaro com estudos sobre a reforma da Previdência desde o início da pré-campanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.