Descrição de chapéu Venezuela Governo Bolsonaro

Bolsonaro se diz otimista com Venezuela, mas governo não tem consenso

Governo brasileiro afirma que está monitorando movimentação de militares no país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Davos

O presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (24) mostrou otimismo com os últimos desdobramentos na Venezuela e a decisão de Brasil, Estados Unidos e outros 12 países reconhecerem Juan Guaidó como presidente interino.

“Venezuela está indo bem”, disse ele em Davos ao sair de um almoço com chefes de organismos multilaterais e de outros governos oferecido pelo Fórum Econômico Mundial para tratar de globalização.

O Brasil está acompanhando com atenção a evolução da situação, especialmente o comportamento dos militares, disse um integrante do governo à Folha. Segundo essa pessoa, as próximas horas serão cruciais para definir o encaminhamento da situação.

Na manhã desta quinta, a União Europeia pediu eleições livres no país, enquanto a Rússia advertiu os países que reconheceram o governo interino que pode haver um banho de sangue caso falte comedimento.

O governo brasileiro tem dificuldade para avaliar a posição dos militares venezuelanos, já que nos últimos anos a cooperação passou de pouca para nenhuma entre as Forças Armadas dos dois países. Há a percepção, porém, de que existem rachaduras na base de apoio a Maduro.

Sob Hugo Chávez (1954-2013), que era militar, e depois sob Maduro, o número de generais na Venezuela se multiplicou —hoje superam 2.000, mais do que os 900 que têm os EUA, segundo contabilizou a revista Economist. 

Os militares também ocuparam postos e funções importantes no governo e nas empresas estatais, o que o integrante do governo brasileiro ouvido pela Folha definiu como algo "absurdo".

O Brasil também espera as reações internacionais vindas de outras regiões, mas encara como lastro os protestos populares. 

Os próximos passos do governo estão sendo calibrados. A ala militar é frontalmente contra o envio de tropas brasileiras. Mas essa não é uma posição consensual de todo o governo nem de todos os conselheiros do presidente, apurou a Folha.

Na noite de quarta (23), quando fizeram seu pronunciamento a respeito da decisão de reconhecer Guaidó, Bolsonaro, o colombiano Iván Duque, a vice-presidente peruana Mercedes Aráoz e a chanceler canadense, Chrystia Freeland, prometeram mais detalhes dos próximos passos no comunicado do Grupo de Lima, o que não ocorreu —o comunicado é sucinto.

Também o presidente do Equador, Lenín Moreno, participou da reunião de quarta, reconheceu Guaidó, e ainda assim preferiu não participar da declaração conjunta nem aparecer nas fotos e vídeos do momento. 

Ambas as coisas são indícios de que, embora todos eles concordem que Nicolás Maduro precisa deixar o poder, não há unanimidade sobre quais passos tomar a partir daqui.

O próprio Guaidó, um deputado de 35 anos ligado ao partido Vontade Popular, considerado radical por muitos analistas, não é unanimidade entre a fragmentada oposição venezuelana. O governo brasileiro não está 100% convicto de suas capacidades e intenções, mas no momento o avalia como alternativa melhor do que Maduro ao menos até a condução de novas eleições. Por isso também é importante observar o comportamento dos militares venezuelanos e sua adesão.

Essas dúvidas devem ser sanadas nas próximas horas ou no máximo dias, disse Ricardo Hausmann,  , que dirige na Universidade Harvard o Centro para Desenvolvimento Internacional e tem sido um crítico proeminente do regime de sua Venezuela natal.

Para ele, que acompanhou a decisão de reconhecer Guaidó, “a determinante será se os militares ouviram os protestos nas ruas ou se se aferrarão ao regime”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.