Dizem que Bolsonaro é o Trump da América do Sul, afirma presidente dos EUA

Líder americano elogiou presidente brasileiro em discurso a ruralistas americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Donald Trump durante discurso em Nova Orleans - Mandel Ngan/AFP
Washington | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou Jair Bolsonaro e se disse alegre com a comparação entre os dois, em discurso realizado nesta segunda (14).

"Dizem que ele é o Donald Trump da América do Sul. Acreditam? E ele está contente com isto! Se ele não estivesse, não gostaria tanto daquele país, mas eu gosto", declarou o presidente em discurso na convenção da American Farm Bureau Federation (AFBF), a maior organização agropecuária dos Estados Unidos, que ocorre em Nova Orleans.

Ao destacar a revitalização do vínculo comercial com o Brasil a partir de 2003, Trump avaliou que Bolsonaro —que promete forjar uma aliança com Washington após mais de uma década de governos de esquerda no Brasil—é "um grande novo líder".

No dia 1º de janeiro, logo após Bolsonaro assumir a presidência, Trump felicitou o presidente no Twitter por seu "grande discurso" de posse.

"Sou um admirador do presidente Trump. Ele quer um Estados Unidos grande; eu quero um Brasil grande", afirmou Bolsonaro em sua primeira entrevista coletiva após vencer o primeiro turno, em outubro passado.

Na ocasião, Bolsonaro manifestou sua posição sobre a imigração contrária às fronteiras abertas, alinhada a do presidente americano.

Trump, 72, e Bolsonaro, 63, têm várias coisas em comum: chamam atenção por sua retórica polêmica e geralmente agressiva, costumam atacar a mídia tradicional e fazem uso intensivo das redes sociais para divulgar informações e posicionamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.