Empresa de combustível do México soube de vazamento horas antes de explosão

Estatal Pemex não achou que falha era importante; número de mortos sobe para 85

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | Reuters

A Pemex, empresa estatal de combustível mexicana, detectou que havia uma tubulação de gasolina vazando em seus dutos, mas não fechou a válvula na hora porque não considerou que era um vazamento "importante", segundo anunciou o ministro da Segurança do país, Alfonso Durazo.

O número de mortos da explosão da tubulação de combustível resultante do problema subiu para 85 após o encerramento das buscas por corpos neste domingo (20). 

Outras 74 pessoas ficaram feridas no episódio ocorrido na sexta (18) em Tlahuelilpan, Hidalgo, a 120 km da Cidade do México, quando cerca de 700 pessoas roubavam combustível por furos feitos em dutos por contrabandistas.

O ministro afirmou, em coletiva, que as forças militares do México detectaram o vazamento aproximadamente quatro horas antes de a Pemex fechar a válvula. 

O México vive uma crise de desabastecimento em postos de combustível devido a uma ofensiva do governo contra roubos em oleodutos.

Quadrilhas criminosas conhecidas como “huachicoleros” costumam atacar os milhares de quilômetros de oleodutos que atravessam o México, levando o combustível das refinarias para os postos de distribuição. Os ataques muitas vezes ocorrem em áreas rurais.

A explosão do oleoduto em Tlahuelilpan ocorreu na noite de sexta-feira depois de que traficantes de combustível perfuraram um duto e cerca de 700 pessoas se lançaram para roubar gasolina. O incêndio subsequente foi extinto pouco antes da meia-noite de sábado (19).

"O que sabemos é que havia o vazamento e uma atividade clandestina que já estava sendo resolvida pelas autoridades competentes", explicou Omar Fayad.

Cerca de 25 militares foram à área quando se reportou que o duto tinha sido perfurado, mas não conseguiram fazer os moradores deixarem o local, relatou o secretário de Defesa mexicano.

Imagens da TV local mostraram dezenas de pessoas roubando o combustível, que jorrava do duto. Horas depois, no início da noite, foram gravadas as primeiras imagens do incêndio, com pessoas fugindo apavoradas e pedindo socorro aos gritos em função da explosão ocorrida em seguida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.