Descrição de chapéu Venezuela

Estados Unidos retiram parte dos diplomatas que atuam na Venezuela

Ditador Nicolás Maduro expulsou funcionários, mas EUA prometem manter embaixada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fachada da embaixada dos EUA em Caracas - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Washington | AFP

O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quinta (24) que seus funcionários diplomáticos "não-essenciais" deixem a Venezuela

O Departamento de Estado dos EUA não acatou a expulsão completa dos diplomatas do país, ordenada pelo ditador Nicolás Maduro, mas emitiu um "alerta de segurança", que pede aos cidadãos norte-americanos que "considerem seriamente" deixar a Venezuela.

O governo dos EUA não informou quantos funcionários seguem na Venezuela.

"Tomamos essa decisão com base em nossa avaliação atual da situação de segurança na Venezuela", disse um porta-voz, observando que Washington não tinha intenção de "fechar" sua embaixada em Caracas.

Na quarta (23), Maduro rompeu relações com Washington e deu prazo de 72 horas para que os diplomatas dos EUA deixassem o país. 

A decisão de Maduro veio após o presidente dos EUA, Donald Trump, dar apoio ao opositor Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente encarregado da Venezuela. Trump classificou o ditador como "ilegítimo".

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que Maduro não tinha "autoridade legal" para tomar essa decisão e que o ditador é responsável pela segurança dos funcionários dos EUA. 

"Não há maior prioridade para o Departamento de Estado do que manter seguras todas as pessoas de nossas missões", disse Pompeo. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.