Ex-presidente peruano é retirado de hospital para retornar à prisão

Alberto Fujimori foi levado de volta à penitenciária onde cumpria pena depois de 13 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima | AFP

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi levado da clínica onde estava hospitalizado desde outubro do ano passado para retornar à prisão, na noite desta quarta-feira (23), em Lima, no Peru.

Fujimori, 80, foi levado por volta das 21h30 (horário local, 0h30 em Brasília), fortemente escoltado, para a mesma prisão onde foi mantido por uma década para completar sua sentença de 25 anos por crimes contra a humanidade.

O veículo foi escoltado por motocicletas e vários carros da polícia em viagem de meia hora até a penitenciária. O líder peruano estava acompanhado de seu filho mais novo Kenji Fujimori.

"Sinto que o fim está próximo", disse o ex-presidente em nota, horas antes de ser transferido. "É por isso que eu voltar para a prisão é uma sentença de morte lenta e certa", afirmou.

O ex-presidente havia sido hospitalizado no dia 3 de outubro de 2018, depois de sofrer um ataque cardíaco ao receber a notícia de que a Justiça tinha anulado seu indulto.

Fujimori governou o Peru de 1990 a 2000. Nos 13 meses em que esteve afastado da política, o ex-presidente viveu sozinho em uma casa alugada no leste de Lima, onde escreveu suas memórias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.