Descrição de chapéu Governo Trump

Governo paralisado faz Trump cancelar viagem de delegação dos EUA a fórum de Davos

Impasse entre presidente e democratas sobre construção de muro já soma 29 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao desembarcar em Nova Orleans na segunda (14) - Carlos Barria - 14.jan.2019/Reuters
Nova York

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (17) que cancelou a viagem da delegação americana para a cidade de Davos, na Suíça, onde será realizado o Fórum Econômico Mundial. O motivo alegado foi a paralisação parcial que atinge o governo e que já está em seu 27º dia.

“Em consideração pelos 800 mil ótimos trabalhadores americanos que não estão recebendo pagamento e para assegurar que sua equipe possa ajudar como necessário, o presidente Trump cancelou a viagem de sua delegação ao Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça”, segundo comunicado da porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

No início da semana, a Casa Branca disse que planejava enviar ao evento o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o secretário de Estado, Mike Pompeo, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, o representante comercial americano Robert Lighthizer e Chris Liddell, assistente do presidente e vice-chefe do gabinete para coordenação política.

Na quinta passada (10), o próprio presidente já havia anunciado que não participaria do encontro, que ocorre de 22 a 25 de janeiro, em razão da paralisação que deixa 800 mil funcionários federais de licença ou trabalhando sem receber e que provoca outros transtornos, como fechamentos de parques e atrasos em aeroportos.

Mais cedo, o presidente usou o apagão para negar à líder da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, o uso da aeronave oficial para viajar a Bruxelas, Egito e Afeganistão.  “Vamos remarcar sua excursão de sete dias quando a paralisação terminar”, escreveu o presidente, que sugeriu que ela tomasse um voo comercial –ainda que uma das paradas seja o Afeganistão, uma zona de conflito.

O presidente tem a autoridade de ordenar ao Departamento de Defesa que não use ativos militares para apoiar uma delegação do Congresso a zonas militares. Isso inclui transporte aéreo e procedimentos de segurança adicionais.

A medida parece ter sido uma retaliação a uma carta de Pelosi divulgada na quarta em que ela sugeria que Trump remarcasse o discurso do Estado da União ou que fizesse via carta, por causa da paralisação do governo.

O impasse com democratas que mantém o país paralisado diz respeito ao financiamento ao muro quer construir na fronteira com o México. O presidente se recusa a assinar quaisquer medidas para financiar o governo que não contemple verba para a obra. Os democratas rejeitam aprovar qualquer lei que tenha essa provisão.

Durante a campanha eleitoral de 2016, o presidente prometeu que o México pagaria pelo muro. Desde que assumiu o cargo, porém, insistiu que o projeto fosse financiado com dinheiro de contribuintes americanos.

O presidente chegou a ameaçar declarar emergência nacional para construir o muro, mas recuou recentemente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.