Mulheres sauditas passarão a ser avisadas sobre divórcio por mensagem de texto

Atualmente, alguns homens registram o divórcio nas cortes sem informar as cônjuges

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Female shoppers wearing traditional Saudi Arabian
Mulheres sauditas com roupas tradicionais checam seus celulares em shopping center em Riad (Arábia Saudita) - Simon Dawson - 2.dez.16/Bloomberg
Donna Abu-Nasr
Bloomberg

Mulheres sauditas não serão mais as últimas a saber que ficaram divorciadas do marido.

Um novo regulamento do Ministério da Justiça da Arábia Saudita, válido a partir do domingo (6), torna obrigatório que as mulheres sejam notificadas por mensagem de texto quando uma corte emitir um decreto de divórcio, afirmou a advogada Nisreen al-Ghamdi,

Atualmente, alguns homens registram o divórcio nas cortes sem ao menos contar para suas mulheres, disse Al-Ghamdi.

"A nova medida garante que as mulheres obtenham seus direitos quando se divorciem", disse a advogada, em referência à pensão.

Uma cópia do regulamento obtido por Al-Ghamdi disse que o novo serviço acompanha a visão do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman (MBS), de reformas sociais econômicas. 

As mulheres sauditas obtiveram mais direitos desde que MBS consolidou seu poder há cerca de dois anos, como o direito de dirigir. 

Mas as mulheres ainda estão presas a um sistema de guarda masculina que requer que elas obtenham autorização para obter um passaporte, viajar para fora do país, estudar no exterior ou casar-se. 

Ao mesmo tempo em que se vende ao mundo como um modernizador, no entanto, MBS tem fechado o cerco contra sauditas que lutam por direitos humanos. 

Organizações internacionais como a Human Rights Watch (HRW), a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Anistia Internacional afirmam que a repressão piorou a partir de 15 de maio de 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.