Opositores divulgam vídeo de deputada dos EUA para tentar atacá-la

Estratégia não funciona e imagens da democrata Alexandria Ocasio-Cortez dançando têm repercussão positiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Colby Itkowitz
Washington | The Washington Post

Primeiro foi uma foto de Beto O'Rourke, de cabelo comprido, tocando em uma banda punk. Agora, um vídeo de Alexandria Ocasio-Cortez dançando no topo de um prédio, quando estava na universidade.

As duas coisas foram postadas pela direita para atacar os jovens políticos progressistas, e os dois esforços foram fracassos retumbantes.

O vídeo de Ocasio-Cortez a mostra dançando em estilo "Clube dos Cinco", bem anos 80, no topo de um edifício, ao som de "Lisztomania", do grupo Phoenix. O vídeo, gravado quando Ocasio-Cortez estudava na Universidade de Boston, já circulou pela internet no passado, mas na quinta-feira (3) se tornou sucesso viral.

O vídeo ressurgiu inicialmente na quarta-feira, um dia antes de Ocasio-Cortez tomar posse como a deputada federal mais jovem a entrar para o Congresso dos Estados Unidos.

Um internauta que tem elos com grupo de extrema-direita QAnon, que difunde teorias de conspiração, postou o vídeo com a seguinte mensagem: "Eis a sabichona comunista favorita dos Estados Unidos mostrando o quanto ela é idiota..."

Mas se o objetivo de veicular o vídeo era zombar da jovem congressista, a resposta que ele despertou foi exatamente a oposta.

Um exemplo de comentário é "mal posso esperar para que meus inimigos postem um vídeo que me mostra dançando, e bem gostosa, com o cabelo lustroso da juventude, enquanto eles agem como se eu tivesse invadido o Hotel Watergate", tuitou Nicole Cliffe.

Desde que Ocasio-Cortez irrompeu no cenário político, com sua surpreendente vitória nas primárias sobre Joseph Crowley, o deputado que representava seu distrito, ela se tornou um dos alvos favoritos da direita. As posições políticas dela —que se descreve como socialista democrática—, bem como sua inexperiência, ofendem os direitistas. Ela já foi criticada pelas roupas que usa, e por talvez ter usado o apelido "Sandy" quando estava no Ensino Médio.

No entanto, os ataques normalmente saem pela culatra. Ocasio-Cortez, 29, se tornou celebridade nos últimos meses, com a ajuda de comentários francos que ela transmite em vídeos ao vivo nas mídias sociais.

Os ataques da direita tomam por alvo aquilo que a torna popular: sua visão nova e nada cínica quanto ao que pode ser realizado em Washington. Talvez suas posições sejam ingênuas, mas, para muitos americanos, elas também parecem refrescantes.

É mais ou menos o que aconteceu com Barack Obama quando ele era candidato. Você se lembra daquelas fotos que mostravam o jovem Obama fumando alguma coisa que parecia ser maconha (mas podia ser só um cigarro)? Elas só serviram para torná-lo ainda mais "cool".

É difícil ver que vantagem estratégica alguém pode levar por expor velhas fotos ou vídeos de políticos em que eles parecem antenados e divertidos quando jovens.

Nesta sexta (5), Ocasio-Cortez publicou um vídeo dançando no corredor da Câmara dos Deputados, em resposta às críticas.​

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.