Resgate de menino que caiu em poço mobiliza Espanha

Criança de dois anos desapareceu após cair em orifício de 110 metros de profundidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

A tentativa de resgatar um menino de dois anos que caiu dentro de um poço estreito e profundo no domingo (13) gerou comoção na Espanha.

Cerca de cem pessoas trabalham na complexa operação na cidade de Totalán, região de Málaga, no sul do país, para buscar o pequeno Julen. Até agora só foi localizado um saco com guloseimas que era do garoto.

O poço, um buraco de prospecção para buscar água, tem 25 cm de diâmetro e 110 metros de profundidade.

A área onde o menino de dois anos caiu no poço, em Totalán, Málaga
Foto divulgada pelo serviço de emergência local mostra a área onde o menino de dois anos caiu no poço, em Totalán, Málaga - Reprodução/Twitter/@E112Andalucia

A complexidade dos trabalhos é grande devido às características do terreno. “Continua caindo material que se compacta, é úmido, a área é fria. Definitivamente não é fácil seguir rastreando”, disse María Gámez, subdelegada do governo de Málaga, a uma emissora de TV local.

As buscas começaram na tarde de domingo e incluíram a colocação de câmeras no orifício, mas ainda não há sinais da criança.

A família disse que o menino caiu no poço, que não estava sinalizado, quando brincava no terreno, perto de onde os pais almoçavam.

Geólogos estudam o terreno nesta terça para ver se conseguem cavar um túnel lateral, enquanto continua a extração por aspiração de materiais. 

Empresas e especialistas de todo o país ofereceram ajuda. Uma equipe especializada em resgate em minas está chegando do principado de Asturias, no norte, para participar das buscas. 

A operação está sendo acompanhada de perto pela imprensa espanhola. O presidente do governo, Pedro Sánchez, comentou no Twitter que compartilha da “angústia da família do pequeno" e pediu que seja mantida a “esperança do melhor desfecho”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.