Senadora anuncia candidatura à disputa democrata pela Presidência dos EUA

Kamala Harris, 54, é filha de imigrantes da Jamaica e da Índia e representa a Califórnia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A senadora Kamala Harris, em sessão no Congresso - Saul Loeb - 28.set.18/AFP
Washington | Reuters

A senadora democrata Kamala Harris, da Califórnia, anunciou nesta segunda-feira (21) que vai disputar a candidatura de seu partido à Presidência dos EUA durante participação no programa Good Morning America, da ABC.

Harris, 54, é filha de imigrantes da Jamaica e da Índia e uma estrela ascendente no Partido Democrata, em seu primeiro mandato como senadora. 

Crítica das políticas imigratórias do presidente Donald  Trump, a senadora entra na disputa de 2020 como a candidata democrata que mais se parece com a base do partido, cada vez mais diversa e composta de mulheres, jovens e minorias. 

"Vamos fazer isso juntos. Vamos reivindicar nosso futuro. Para nós, para nossos filhos e para nosso país", afirmou em um vídeo de campanha lançado para coincidir com sua participação televisiva. 

"Tenho a experiência única de ter sido uma líder no governo local, no governo estadual e no governo federal", afirmou ela no programa. 

O anúncio coincide ainda com o feriado de Martin Luther King Jr nos EUA.

A ex-procuradora geral da Califórnia se tornou popular entre ativistas liberais por seu duro questionamento de funcionários do governo Trump, como o indicado para a Suprema Corte Brett Cavanaugh, durante sessões no Senado. 

Sua campanha irá focar na redução do alto custo de vida para a classe média, em mudanças nos sistemas de imigração e de justiça criminal e em um sistema de saúde para todos. 

Também disputam a indicação do Partido Democrata as senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand e o ex-prefeito de San  Antonio, na Califórnia, Julián Castro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.