Tornado deixa 3 mortos e 172 feridos em Cuba

Vários bairros da capital, Havana, foram afetados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carro é esmagado por destroços de edifício no bairro de Luyano, em Havana (Cuba), após passagem de tornado - Adalberto Roque/AFP
Havana | AFP e Reuters

Um tornado que atingiu Cuba na noite de domingo (27) deixou três mortos, 172 feridos e parte da cidade de Havana entre escombros e a penumbra. Trata-se do primeiro tornado a atingir a ilha caribenha em décadas.

O tornado se deu em meio a uma esperada tempestade que já afetava a zona oeste de Cuba, com rajadas de até 100 km/h e penetração do mar. A tormenta se prolongava na madrugada desta segunda-feira.

O dirigente cubano, Miguel Díaz-Canel, percorreu as ruas da capital durante a madrugada de segunda-feira (28) para supervisionar os trabalhos de resgate.

"Estamos percorrendo os locais afetados pelo fenômeno atmosférico de grande intensidade em Regla [município de Havana]. Os danos são severos. Várias brigadas trabalhando no restabelecimento", escreveu o presidente nas redes sociais.

"A força dos ventos do tornado pode ser comparada à de um furacão de categoria 4 ou 5, embora seu impacto tenha sido mais localizado", afirmou o porta governista Cubadebate.

 

No bairro de Galicia, o Hospital Materno Infantil estava sendo esvaziado devido a danos em suas instalações. 

"Forte tornado em Havana. Me pegou na rua, no carro, com minha mulher e meus filhos. Tive de ir me esquivando de árvores caídas, inundações, fortes ventos, até chegar em casa. Passamos um grande susto", afirmou o ator Luis Silva.

O especialista do Instituto de Meteorologia (Insmet), Armando Caymares, disse à imprensa oficial que "as pessoas sentiram como o som de um avião de propulsão a jato e mudanças na pressão ambiental".

A mídia estatal havia alertado os moradores do oeste de Cuba de que uma frente fria estava se aproximando vindo do norte com ventos ​fortes e tempestades. 

"Aqueles na ilha acostumados a esses alertas não suspeitavam da magnitude do que viria", afirmou o jornal Granma. 

Pelas redes sociais, cidadãos compartilhavam imagens de ruas inundadas, de veículos revirados e lançados contra muros, ou atingidos por postes. Tudo isso em meio à penumbra.

Em vários bairros, a energia já havia sido cortada antecipadamente por precaução, mas ia sendo reposta à medida que as condições melhoravam.

Os especialistas em meteorologia explicaram que o fenômeno resultou de uma baixa extratropical que desceu do sudeste do golfo do México e entrou pelo oeste da ilha.

As zonas do oeste de Cuba afetadas são as províncias de Pinar del Rio, Artemisa e Mayabeque. A tempestade avançava para o centro do país, mas com menor intensidade, segundo especialistas.

De acordo com o Insmet, a passagem de tornados pela capital cubana não é um fenômeno cotidiano. Um dos mais lembrados é o de 26 de dezembro de 1940, que atingiu a localidade de Bejucal.

Em 2017, o poderoso furacão Irma castigou 12 das 15 províncias cubanas, deixando perdas de mais de US$ 10 bilhões, com danos em moradias, instalações de saúde, escolas, hotéis, redes elétricas e cultivos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.