Descrição de chapéu Venezuela

Apenas paramilitares atuam na repressão de civis na Venezuela, diz Araújo

Para chanceler, isso mostra que Exército venezuelano não apoia violência do regime de Maduro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apenas paramilitares e milícias estão agindo na repressão de civis na Venezuela, e isso indica que os militares venezuelanos não estão dispostos a apoiar a violência, afirmou o chanceler Ernesto Araújo em entrevista nesta segunda-feira (25), em Bogotá.

O vice-presidente americano, Mike Pence, e o líder oposicionista e autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, participam de encontro do Grupo de Lima em Bogotá.
O vice-presidente americano, Mike Pence, e o líder oposicionista e autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, participam de encontro do Grupo de Lima em Bogotá. - Diana Sanchez/AFP

O ministro acompanha o vice-presidente, Hamilton Mourão, em reunião do Grupo de Lima para discutir a crise venezuelana. O encontro também tem a presença do vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

“Toda a repressão mais brutal que está havendo perto das fronteiras com Colômbia e Brasil vem de grupos paramilitares, milícias, e não do Exército”, disse Araújo a jornalistas. “Isso é um indicativo de que não há disposição das Forças Armadas da Venezuela de amparar essa repressão.”

De acordo com o ministro, o processo de deserções de militares venezuelanos só está começando.

“Já há mais de 100 membros das forças venezuelanas que passaram para o lado de Guaidó, isso será um passo fundamental”, disse, referindo-se ao autoproclamado presidente interino, reconhecido pelo Brasil e outros países. 

“É um processo que está começando, e toda a pressão diplomática que estamos fazendo vai incentivar que cada vez mais membros das Forças Armadas passem para o lado do Guaidó.”

Os militares brasileiros consideram fundamental que haja uma massa crítica de oficiais desertando para desestabilizar o regime, mas isso ainda não está ocorrendo. 

Embora Guaidó tenha feito um apelo para que o Brasil explore todas as opções para ajudar a derrubar o governo Maduro, Araújo voltou a afirmar que a opção militar está fora de cogitação.

“A força militar está totalmente descartada, confiamos na possibilidade de esforço diplomático do Brasil e outros países, a situação já é totalmente diferente, povo venezuelano está se mobilizando, e a mobilização só tem a crescer, apoiada pela nossa pressão política.”

Indagado se teria se mostrado disposto a abrigar militares americanos no Brasil para fazer a ajuda humanitária chegar a seu destino, Araújo negou.

“Não está absolutamente em cogitação, e eu nunca falei isso; não tem a menor possibilidade.”

Segundo o chanceler, a prioridade no momento é fazer chegar à Venezuela a ajuda que já está em Roraima, mas isso “depende da situação no terreno”.

O ministro admitiu, no entanto, que o governo brasileiro não tem nenhum canal de comunicação com o governo Maduro.

“Não temos nenhum diálogo político ou diplomático com o governo Maduro, na questão da fronteira ou qualquer outra, não consideramos mais que regime Maduro seja governo, todo contato é com Guaidó.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.