Descrição de chapéu Governo Trump

Discurso do Estado da União de Trump terá foco na imigração

Presidente americano deve voltar a defender sua proposta de construir um muro na fronteira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP e Reuters

O presidente americano, Donald Trump, irá nesta terça-feira (5) ao Congresso para fazer seu discurso sobre o Estado da União tendo a imigração como principal tema.

Segundo a assessoria da Casa Branca, o objetivo de Trump é usar sua fala para mostrar um caminho de união para o país. Ele também voltará a defender, porém, a construção de um muro na fronteira com o México.

Trump exige US$ 5,7 bilhões (R$ 20,9 bilhões) para erguer a barreira na divisa, mas a oposição democrata se recusa a incluir a verba no orçamento federal.

O presidente americano Donald Trump durante seu discurso do Estado da União de 2018
O presidente americano Donald Trump durante seu discurso do Estado da União de 2018 - Jonathan Ernst - 30.jan.18/Reuters

O impasse levou à maior paralisação da história de um governo americano —foram 35 dias—, que só terminou com um compromisso de que a questão seguiria sendo debatida. Mas Trump ameaça declarar emergência nacional para conseguir a verba caso o assunto não seja resolvido rapidamente.

A paralisação obrigou o presidente, inclusive, a adiar o seu discurso ao Congresso, que estava marcado para 29 de janeiro.

O Estado de União é considerado o mais importante discurso de um presidente americano, no qual ele define as prioridades para o ano.

Além dos congressistas americanos, estão entre os convidados para o discurso a vencedora do Nobel da Paz de 2018, Nadia Murad, e Carlos Vecchio, indicado pelo líder opositor venezuelano Juan Guaidó como seu representante em Washington.   

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.