Descrição de chapéu Venezuela Governo Bolsonaro

'É uma situação de tensão, mas nada mais', diz Mourão sobre Venezuela

Vice-presidente foi chamado para reunião com Bolsonaro para tratar de crise no país vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em meio ao acirramento na relação entre Brasil e Venezuela, o vice-presidente Hamilton Mourão, escalado para coordenar a resposta do Brasil diante da crise no país no vizinho, disse nesta sexta-feira (22) não acreditar na possibilidade da eclosão de um conflito entre os dois países.

O general quatro estrelas foi chamado para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Alvorada, para tratar do tema. O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno anunciou a criação de um gabinete de crise para acompanhar a situação na fronteira entre os dois países.

Hamilton Mourão em entrevista para Reuters em Brasília
Hamilton Mourão em entrevista para agência Reuters em Brasília - Ueslei Marcelino - 14.fev.19/Reuters

O vice-presidente, que viajará no domingo (24) à Colômbia para discutir a situação da Venezuela em um fórum do Grupo de Lima, disse à Folha que o fechamento da fronteira, anunciado pelo ditador Nicolás Maduro, é apenas uma situação de tensão.

"Não tem [ameaça de guerra], em absoluto. É uma situação de tensão, mas nada mais do que isso", disse.

Ele avalia que Brasil e Venezuela "não têm diferenças" e que os desentendimentos do país vizinho são, na verdade, com a Colômbia. 

Os colombianos são os principais parceiros dos Estados Unidos na América do Sul. Para Mourão, Maduro está tentando demonstrar poder de reação diante da crescente pressão internacional pela sua saída.

"Eles estão sob pressão e mostrando a reação deles. Ele acha que está na iminência de ser invadido pelos Estados Unidos. Ele quer passar a impressão para a população de que está sob ameaça", afirmou o vice-presidente.

Na viagem à Colômbia, a ideia é que Mourão entre em contato com militares venezuelanos para tentar reabrir um canal de diálogo entre os dois países. Ele também terá uma audiência com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.