Escolha de Trump para embaixadora dos EUA na ONU desiste do posto

Heather Nauert pediu para ser desconsiderada por motivos familiares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

A escolhida pelo presidente dos Estados Unidos para embaixadora do país das Nações Unidas, Heather Nauert, pediu para não ser considerada para o posto por motivos familiares, disse o Departamento de Estado no sábado (16).

Nauert, que foi apresentadora do canal de TV de linha conservadora Fox News, era porta-voz do Departamento de Estado quando Trump a escolheu para a posição na ONU. Ela foi criticada pelos democratas por sua falta de experiência diplomática.

Heather Nauert em maio de 2018; ela era porta-voz do Departamento de Estado - Mandel Ngan/AFP

"Os últimos dois meses têm sido exaustivos para a minha família e é pelo melhor interesse dela que retiro meu nome da consideração", disse Nauert em comunicado do Departamento de Estado.

O comunicado não especificou as dificuldades dela com a família, mas o jornal The Washington Post afirmou que o marido de Nauert e seus filhos permaneceram em Nova York enquanto ela trabalhava em Washington.

Uma pessoa próxima ao assunto disse à agência de notícias Reuters que Nauert retirou seu nome por ter uma babá que estava nos Estados Unidos de maneira legal, mas sem o ter o visto de trabalho. Nauert não estava imediatamente disponível para comentar.

A Casa Branca ainda não  substituiu formalmente a nomeação de Nauert no Senado nem tinha informações sobre quem pode ser o próximo na lista para o cargo na ONU.

Trump havia anunciado em 7 de dezembro que nomearia Nauert para a posição da ONU substituindo Nikki Haley, que renunciou no final de 2018. Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, também era vista com pouca experiência em assuntos internacionais antes de assumir a posição de embaixadora.

Nauert se juntou ao Departamento de Estado como porta-voz em abril de 2017, com três meses de administração Trump. Ela foi nomeada subsecretária em exercício para diplomacia pública e assuntos públicos no início de 2018.

O papel de embaixador dos EUA na ONU é uma posição internacional de alta visibilidade.

Enquanto Nauert tem pouca experiência diplomática, outros países com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU são representados por embaixadores com décadas de trabalho em política externa.

"Ela claramente não é qualificada para este trabalho, mas ultimamente parece que a qualificação mais importante é você aparecer na tela de televisão de Donald Trump", disse o senador democrata Chris Murphy sobre Nauert à emissora CNN, em dezembro.

O embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell, anteriormente o porta-voz dos EUA que serviu por mais tempo nas Nações Unidas, está entre os possíveis nomes para substituir a nomeação de Nauert, disse à Reuters uma pessoa próxima à questão.

Grenell tem sido uma figura controversa na Alemanha. Em junho de 2018 ele afirmou em entrevista ao canal de notícias de direita Breitbart News: "Eu quero absolutamente empoderar outros conservadores pela Europa".

A fala rendeu críticas de deputados alemães, de acordo com o jornal USA Today.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.