Descrição de chapéu Venezuela

Governador de Roraima negocia reabertura de fronteira com a Venezuela

Antonio Denarium (PSL) espera que a fronteira seja reaberta na quinta-feira (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Talita Marchao
São Paulo | UOL

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, enviou nesta quarta-feira (27) ministros e governadores chavistas para negociar a compra de alimentos e medicamentos e a reabertura da fronteira do Brasil com a Venezuela.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), e o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (PRB), participaram do encontro em território venezuelano, na aduana ecológica de Santa Elena de Uairén.

A fronteira está bloqueada há quase uma semana, desde que Maduro ordenou o fechamento para impedir a tentativa de entrada de ajuda humanitária a partir das divisas com o Brasil e a Colômbia. A expectativa do governo é que a fronteira seja liberada nesta quinta (28).

Segundo o UOL apurou com fontes dos governos de Roraima e da cidade venezuelana de Santa Elena do Uairén, foram enviados por Maduro os ministros Aristóbulo Izturis, da Educação, Luis Alberto Medina, da Alimentação, Aloa Nuñes, dos Povos Indígenas, e os governadores Justo Nogueira, do estado Bolívar, e Yelitza Santaella, do estado Monagas.

Partiu deles o convite para o encontro com o governador de Roraima.

Na reunião, os venezuelanos pediram que o governo de Roraima vendesse alimentos e medicamentos enquanto a fronteira entre os dois países está fechada. Segundo relatos de pessoas que estavam presentes na reunião, o pedido foi negado. 

A justificativa foi que a decisão de fechamento foi unilateral da Venezuela e que os venezuelanos poderiam comprar insumos e suprimentos quando desbloquearem a fronteira.

Em contrapartida, Roraima pediu que a fronteira seja reaberta e o fornecimento de energia elétrica seja mantido —hoje cerca de 50% da eletricidade consumida pelo estado vem da usina hidrelétrica venezuelana de Guri, e a região sofre com apagões constantes.

Segundo os relatos, em nenhum momento os representantes citaram o nome de Maduro e recusaram a ajuda humanitária, que há dias aguarda permissão para entrar em território venezuelano.

Os ministros e governadores venezuelanos devem responder sobre o assunto nesta quinta-feira —mesmo dia em que Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, visita o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília.

Mais cedo, os venezuelanos permitiram a liberação de sete carretas vazias que estavam no pátio da aduana venezuelana após negociação com representantes de Pacaraima.

A fronteira foi aberta nesta semana brevemente para a passagem de cerca de 115 brasileiros que tentavam cruzar e estavam impedidos pelo bloqueio feito por Maduro, segundo confirmou o Ministério de Relações Exteriores.

Procurado para se manifestar sobre a reunião, o Ministério da Defesa não respondeu. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.